

Daniel Oliveira
Artigos publicados


Os bispos que resistem em nome do seu poder são cúmplices
As dioceses de Lisboa e Porto decidiram não sujeitar os suspeitos de abusos sexuais de menores a medidas cautelares, assim como Santarém, onde o bispo justificou que o alegado abusador estava "deprimido". "Isto já não é incúria, é cumplicidade", condena Daniel Oliveira.

Quem está a ficar com o nosso dinheiro?
O que explica o encarecimento do custo de vida? Pode apontar-se os abusos "aqui e ali" dos supermercados, onde o preço de muitos produtos disparou muito acima de 20% de inflação; podem culpar-se os "impostos, como dizem sempre alguns, seja qual for o assunto", mas "Espanha pôs o IVA a 0% para bens essenciais e uns ficaram ao mesmo preço, outros ainda subiram mais".

Os bispos que nos prestam contas
Depois do relatório da Comissão Independente, "que através de 512 depoimentos, chegou a cinco mil vítimas prováveis de abuso sexual na Igreja, com uma média de idades de 11 anos", Daniel Oliveira considera que os bispos transmitiram "tímidos e burocráticos pedidos de perdão".

O extraordinário negócio que Passos Coelho ofereceu a Neeleman
Para Daniel Oliveira, todos ficaram a ganhar com a venda milionária dos Airbus à TAP. Todos, menos a própria TAP.

Do paraíso dos unicórnios ao inferno da Mouraria
O incêndio que deflagrou na Mouraria, em Lisboa, provocando dois mortos e 14 feridos entre os 20 habitantes que viviam amontoados num pequeno T0, motivou "um intenso debate sobre a lei da imigração e quem aceitamos ou não aceitamos em Portugal."

Os políticos corruptos não vieram de Marte para uma terra de santos
Daniel Oliveira começa por abordar o caso da equipa de cirurgia geral do Hospital Amadora-Sintra, que "ameaçou demitir-se se os colegas que denunciaram más práticas médicas não fossem afastados". "Sabendo que das 18 denúncias feitas, só uma se confirmará e que é bastante fácil essas coisas acontecerem em centenas de operações, não faltará mesquinhez e lutas internas em toda esta história", considera.

Lagosta para um Papa humilde, carapau para um povo necessitado
Filipa Roseta, vereadora da Habitação, criticou no passado a "orgia de abusos na Parque Escolar" permitida pelas exceções permanentes às regras da contratação para obras públicas, mas hoje, como administradora da sociedade de requalificação urbana da Câmara, "aproveita exceção dada para a Jornada Mundial da Juventude para fazer ajustes diretos atrás de ajustes diretos", condena Daniel Oliveira.

Jacinda e o suicídio da democracia
Daniel Oliveira dedica o seu habitual espaço de Opinião na TSF às terças-feiras a Jacinda Ardern, que tinha 37 anos quando chegou a primeira-ministra da Nova Zelândia e agora renunciou ao cargo.
