

Daniel Oliveira
Artigos publicados


Lagarde contra Lagarde. Cá vamos nós outra vez
Daniel Oliveira critica o aumento das taxas de juro como forma de conter a inflação e acusa Banco Central Europeu (BCE) de ter dado "o dito por não dito" e cedido à "pressão aos credores", recuando no que tinha afirmado meses antes. Ao subir as taxas de juro, Christine Lagarde propõe "acrescentar mais crise económica à crise económica que aí vem" - "uma decisão que será tão trágica quanto foi a da última crise", prevê o comentador na antena da TSF.

Um holograma na novela "Casa de Windsor"
Daniel Oliveira recorda as "celebrações da parente mais idosa", da "família mais famosa do mundo", referindo-se aos festejos do Jubileu de Platina de Rainha Isabel II, em Londres.

PSD, o partido de que já não se fala
Daniel Oliveira fala das eleições do PSD que decorreram no passado sábado, considerando que "Luís Montenegro venceu sem sentir a necessidade de apresentar uma ideia ou participar num debate, numa candidatura totalmente virada para dentro".

E se o ultraconservadorismo entra pela porta dos fundos do Tribunal Constitucional
Para abordar a possibilidade do ultraconservadorismo entrar no Tribunal Constitucional pela porta dos fundos, Daniel Oliveira começa por ir até aos Estados Unidos, recordando que a possibilidade de Donald Trump escolher três juízes para o Supremo Tribunal criou forte preocupação no país. Uma preocupação que, "como se viu recentemente, não era exagerada".

Shireen Abu Akleh: Do lado errado, a liberdade de imprensa vale zero
Daniel Oliveira relembra o caso de Shireen Abu Akleh, uma jornalista da cadeia de televisão Al-Jazeera que morreu na semana passada enquanto cobria um ataque israelita na cidade de Jenin, na Cisjordânia ocupada. "Shireen Abu Akleh nasceu em Jerusalém numa família cristã-árabe. Viveu nos EUA e, por isso, tinha cidadania palestiniana e norte-americana. Depois de passar por vários órgãos de comunicação social, entrou para a Al-Jazeera, a mais prestigiada televisão internacional de informação em língua árabe e uma das mais relevantes em todo o mundo", começa por dizer o comentador no seu espaço habitual de Opinião na TSF.

Isto não é a Segunda Guerra Mundial
Ao contrário do que se previa, o discurso de Dia da Vitória de Vladimir Putin não representou qualquer mudança. Não houve declaração oficial de guerra, mobilização de tropas, ameaças nucleares ou proclamação de vitória. Para Daniel Oliveira, "o elemento mais importante foi o recurso à História".

OE: Duas verdades técnicas, duas mentiras políticas
Daniel Oliveira recupera as declarações de António Costa no início do debate do Orçamento do Estado 2022. Segundo o jornalista, o primeiro-ministro disse que "este Orçamento tinha sido referendado nas eleições" e "com os apoios sociais que garante ninguém pode dizer que seja um Orçamento de austeridade". No espaço de Opinião que ocupa habitualmente na TSF, o comentador considera que ambas as afirmações "são tecnicamente verdadeiras".

O PCP e o "whatabautismo"
Daniel Oliveira reclama que "é difícil explicar o que leva Jerónimo de Sousa a negar o que todos vemos, pondo em causa que haja uma invasão para estupefação até de muitos eleitores dos comunistas".
