

Domingos de Andrade
Artigos publicados


A matemática do poder
Foi Teófilo Braga quem trouxe para a vida pública o conceito de ética republicana. Nas suas várias dissertações, recorreu ao esplendor da democracia ateniense, ou da respublica romana, para contrastar com o obscurantismo das monarquias anteriores.

Um espinho na Democracia
Esta semana o país foi brindado com mais um caso de alegada corrupção por parte da classe política.

A queda
A maioria absoluta de António Costa teve um início singular, precisamente porque não começou no início. Começou sete anos depois do Partido Socialista ter desenhado o acordo parlamentar que lhe abriu as portas de São Bento, em 2015.

O guincho do diabo
Num tempo de celebração natalícia, a classe política já não discute a presença do diabo. Parece ter desistido de fazer graçolas ou trocadilhos. Mas não se fala do que não se gosta. E as famílias já sentem a sua presença. Os especialistas chamam-lhe "ansiedade da fatura" do fim do mês, que nunca se sabe que valor vai atingir, no gás, na luz, nos produtos básicos.

O centro da eutanásia
O Presidente da República é imensas coisas. Uma é ser assumidamente católico.

A eutanásia de quem quer governar
Após sete anos de avanços e recuos processuais, a despenalização da morte medicamente assistida foi ontem aprovada no Parlamento em sede de Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. O assunto não é, portanto, menor, nem propriamente uma novidade.

Onze contra onze
É verdade, irónico, triste, mas factual: a "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão" foi escrita em língua francesa e assinada em Versalhes em 1789. O documento resume o legado mais visível e intemporal dos valores que a revolução do iluminismo ainda hoje projeta: o fruto embrionário da "Declaração Universal dos Direitos Humanos", aprovada pelas Nações Unidas em 1948.

Transparência democrática
Houve um cocktail. Um jantar. Um almoço. E um lanche.
