Rosália Amorim

Rosália Amorim

Robots benéficos ou maléficos?

A Inteligência Artificial (IA) veio para ficar, mas pode precisar de balizas. De saída da Google, um dos criadores da IA alertou para os perigos da tecnologia. Geoffrey Hinton, considerado um dos criadores da Inteligência Artificial, em carta escrita ao New York Times, alertou para os perigos que a IA pode trazer ao mundo. Depois da carta, em entrevista à BBC, avisou que os perigos que os novos chatbots apresentam são "muito assustadores". "Neste momento, não são mais inteligentes que nós, ao que me parece. Mas penso que brevemente vai acontecer".

Rosália Amorim

Um sopro de vida

A ideia de criar um banco dos pobres, há quase cinco décadas, tornou-se prémio Nobel da Paz. Esta semana, no Fórum da Sustentabilidade e Sociedade, em Matosinhos - iniciativa das marcas DN, JN TSF e Dinheiro Vivo - o fundador do banco Grameen, Muhammad Yunus, apelou às gerações mais jovens para combaterem a pobreza e construírem a paz.

Inspirador e humanista, Yunus considera que em vez do "emprego ser o objetivo maior, o grande objetivo da sociedade deveria ser empreender". Na opinião do Nobel, "quando se é empreendedor tem-se o poder nas mãos", parece que "nada é impossível para o ser humano e tudo o que tem a fazer é abrir a vossa mentalidade".

Rosália Amorim

A história é cíclica e o novo aeroporto não ata nem desata

Quais cogumelos, na margem Sul surgiram novas localizações possíveis para o novo aeroporto de Lisboa. Além de Montijo e Alcochete, ambas já conhecidas, foram escolhidas para estudo Rio Frio (curiosamente, uma das hipóteses mais antigas, já analisada no tempo do Estado Novo), também Pegões (a mais inesperada, mas que tem área livre e fica próxima dos terrenos do campo de tiro de Alcochete e poderá servir os interesses de quem ali já adquiriu terrenos) e ainda Poceirão (localização já apontada nos tempos de José Sócrates quando planeou o TGV como ligação ferroviária de Lisboa a Madrid, passando por Elvas) onde está prevista uma grande plataforma logística de carga, planeada já desde os tempos de governantes como Mário Lino e Ana Paula Vitorino.

Rosália Amorim

TAP desvia atenções do novo aeroporto

A Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP decorre ao jeito de uma novela venezuelana. Enquanto se tentam apurar culpas e perceber como vários ministros estão verdadeiramente implicado em todo o processo, que envolve despedimentos e indemnizações milionárias, as atenções desviam-se do que é importante para o futuro do país: o novo aeroporto da grande Lisboa.

Na próxima terça-feira vai ser apresentado, em detalhe, o Magellan 500 Airport, mais conhecido como aeroporto de Santarém. A hipótese de construir um aeroporto mais distante da capital do que todas as outras opções já em cima da mesa incomodou muita gente e muitos interesses, mas os promotores não desistiram da ideia.