- Comentar
Mesmo num jogo da Taça, a meio da semana e que envolve uma equipa da II Liga, a gelataria de Alexandre Alhinho, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, vai estar cheia. O Académico de Viseu-FC Porto, da Taça de Portugal, é vivido intensamente em Cabo Verde, relata à TSF o antigo jogador dos dois clubes que se defrontam esta noite.
Relacionados
Conceição assume "certa azia" gerada com êxitos do FC Porto
Jorge Costa quer um Académico de Viseu "corajoso" frente ao FC Porto
"Sabe que o FC Porto é uma equipa que é vista por muita gente. O FC Porto é uma das grandes equipas de Portugal e junta muita gente para ver o jogo. Há muitos portistas aqui e as pessoas de Cabo Verde gostam muito de ver futebol. Seguem todas as semanas o futebol português", conta o antigo jogador.
Alexandre Alhinho pegou em alguns dos negócios do irmão Carlos, já falecido. Um deles é a gelataria que ainda gere nos dias de hoje. No entanto, muito antes disso, os irmãos Alhinho também cruzavam a vida no futebol português.
Ouça a conversa de Alexandre Alhinho com a TSF.
Em 1988, Carlos era o treinador do Académico de Viseu e Alexandre era jogador: "Nessa altura estava em Viseu a convite do meu irmão, fui lá uns meses para o ajudar. Até estava em Cabo Verde, mas fui para Portugal só para jogar."
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Foi lá que defrontaram o FC Porto e travaram uma equipa que, na altura, tinha Jaime Magalhães, Domingos Paciência e Fernando Gomes no ataque, e a levaram a um empate sem golos: "Quando defrontávamos o FC Porto, sabíamos sempre que eram superiores, tinham outras condições, mas há dias em que as coisas correm bem e consegue-se um ponto", recorda Alexandre Alhinho.
O antigo futebolista cabo-verdiano, que representou o FC Porto na temporada 1974/75 e o Académico de Viseu entre 1986 e 1989, vai estar de coração dividido esta noite: "Não vou torcer por ninguém, seria meio indelicado. O que eu prometo é ver o jogo com atenção. Que seja um bom jogo e que vença o melhor."
O jogo tem início marcado para as 20h45, com relato na TSF e acompanhamento em direto em tsf.pt