Auriol Dongmo é campeã do mundo de pista coberta no lançamento do peso

Atleta de 31 anos bateu o recorde nacional e estabeleceu a melhor marca mundial do ano com um lançamento de 20,43 metros.

A atleta portuguesa Auriol Dongmo venceu esta sexta-feira a medalha de ouro no lançamento do peso nos campeonatos do mundo de atletismo em pista coberta, em Belgrado, ao conseguir uma marca de 20,43 metros, que é também o novo recorde nacional absoluto e a melhor marca mundial do ano.

Dongmo já chegava a este campeonato com a anterior melhor marca mundial do ano, de 19,90 metros, conseguida nos Campeonatos de Portugal, melhorada agora pela própria.

A portuguesa, quarta nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, abriu o concurso com dois lançamentos de 19,32 metros, seguiram-se dois nulos, antes de lançar a 20,43, quando tinha caído para terceira. A nova campeã do mundo terminou o concurso com um lançamento nulo.

Na segunda posição ficou a norte-americana Chase Ealy (20,21) e em terceiro a neerlandesa Jessica Schilder (19,46).

A portuguesa Jéssica Inchude, convidada à última hora, terminou a prova na 12.ª posição, com uma melhor marca de 17,58 metros, conseguida à primeira tentativa, depois da qual fez 17,27 e um nulo, não seguindo para os três ensaios finais, destinados às oito melhores.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de