- Comentar

O Benfica venceu, esta segunda-feira, o Belenenses SAD por 3-0, numa partida em que os golos só chegaram na segunda parte. Seferovic bisou em apenas três minutos e Lucas Veríssimo estreou-se a marcar num jogo em que Grimaldo somou duas assistências.
Com esta vitória, os encarnados somam agora 45 pontos e estão a apenas um do SC Braga, que esta terça-feira recebe o Vitória SC.
No Jamor, e sem poder contar com Vertonghen, Jesus lançou Veríssimo para fazer dupla com Otamendi no eixo da defesa. Foram testados desde cedo: o Belenenses SAD entrou melhor na partida e por duas vezes nos primeiros cinco minutos obrigou a defesa encarnada a organizar-se para tirar bolas perigosas do interior da grande área.

Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O Benfica construiu a primeira grande oportunidade de golo aos 23', quando Pizzi apareceu entre linhas já no interior da grande área. Kritciuk foi muito rápido a sair aos pés do avançado e conseguiu evitar o perigo. Seferovic, no minuto seguinte e em cima da linha da pequena área, cabeceou por cima da baliza.
Varela encarregava-se de responder. Aos 35', o internacional português de 36 anos apareceu à entrada da grande área para, de pé esquerdo, obrigar Helton Leite a uma defesa de recurso. Minutos antes, tinha feito um cruzamento açucarado para Rúben Lima, que preferiu tentar o vólei com o seu pé mais fraco a jogar com mais frieza.
A pressão dos azuis foi tal que, cinco minutos depois, Everton - sim, o extremo - teve de fazer um corte importantíssimo para roubar o golo a Miguel Cardoso, que se preparava para cabecear a poucos metros da baliza encarnada após um contra-ataque.
O Benfica também aproveitou o canto que daí resultou para contra-atacar e viu Kritciuk a sair, de novo, aos pés de um jogador - desta vez Seferovic -, evitando o golo. Ainda assim, os da casa acabavam a primeira parte com mais remates do que a equipa de Jorge Jesus.
Seferovic tinha acabado a primeira parte perto do golo e precisou de menos de dez minutos do segundo tempo para marcar mesmo. Grimaldo cruzou a partir do lado esquerdo e o suíço apareceu no coração da grande área para finalizar com sucesso (55').
Tomou-lhe o gosto. Em três minutos, Seferovic voltou a surgir nas costas da defesa azul e, na cara de Kritciuk, atirou a contar (58').
Mais dois minutos e o Benfica quase fazia o 3-0. Quase, não tivesse Waldschmidt falhado a bola quando tinha a baliza quase deserta à sua frente. Não fez aos 60', fez pouco depois.
Grimaldo voltou a cruzar a partir do lado esquerdo, Kritciuk falhou por completo a abordagem ao lance e Lucas Veríssimo acabou por encostar como conseguiu: com o peito (65'). O defesa brasileiro estreava-se a marcar e dava uma vantagem muito confortável às águias.
A vencer por três golos, o Benfica escolheu baixar o ritmo de jogo e Jesus aproveitou para gerir a equipa como podia: tirou Pizzi, Everton, Waldschmidt, Rafa e Diogo Gonçalves do jogo para dar minutos a Pedrinho, Chiquinho, Taarabt, Jardel e Gilberto, acabando com uma defesa a cinco e Weigl a jogar como médio mais defensivo.
Onze do Belenenses SAD: Kritciuk, Calila, Gonçalo Silva, Tomás Ribeiro, Ruben Lima, Cafu, Yaya, Tiago Esgaio, Miguel Cardoso, Silvestre Varela e Cassierra
Onze do Benfica: Helton Leite, Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Otamendi, Grimaldo, Weigl, Pizzi, Rafa, Everton, Waldschmidt e Seferovic
Suplentes do Belenenses SAD: André Moreira, Ramires, Danny, Jordan, Francisco Teixeira, Taira, Chima Akas, Sousa e Dieguinho
Suplentes do Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Gabriel, Chiquinho, Jardel, Pedrinho, Adel Taarabt, Nuno Tavares e Gonçalo Ramos