- Comentar

Gonçalo Ramos tem fama de pistoleiro e está aí a razão. Nas únicas oportunidades flagrantes de golo que teve, fez os golos com que o Benfica venceu (2-0) esta sexta-feira o Famalicão na 23.ª jornada da Liga.
Assim, as águias cimentam a liderança da Liga, mantendo, pelo menos, a vantagem pontual para os perseguidores FC Porto e SC Braga. Para já, a vantagem para os dragões sobe para 11 pontos, ainda que à condição.
Ouça o filme do jogo, com Relato TSF de Pedro Castelo e sonorização de Pedro Picoto
As águias apresentam-se no Estádio da Luz sem Roger Schmidt no banco, depois da expulsão em Vizela, e com Rafa no lugar do lesionado Gonçalo Guedes no onze inicial.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Com dez minutos de jogo, o Benfica instalava-se no meio-campo do Famalicão, mas sem grande perigo. Nota para dois livres de Grimaldo para resolução fácil da defensiva minhota.
Logo a seguir, Rafa tentou um golaço, depois de tirar quatro adversários do caminho, contudo, o remate saiu frouxo para defesa de Luíz Júnior.
Os minhotos tiveram a primeira ameaça em cima do quarto de hora de jogo. Canto batido da direita e Sanca cabeceou ao lado da baliza de Vlachodimos.
O Famalicão chegava poucas vezes à baliza adversária, mas quando o fazia era com perigo. Aos 23 minutos, Sanca veio da direita para o meio e disparou de pé esquerdo, com a bola a rasar a barra de Vlachodimos.
Por outro lado, as águias rondavam bastante a defensiva famalicense, mas o perigo não abundava. Exceção foi o minuto 28, quando Gonçalo Ramos recebeu um passe em profundidade, tirou Riccieli do caminho e rematou ao lado.
Já depois da meia hora, surgiu o golo. Bola longa de Otamendi para Grimaldo, o primeiro cruzamento do espanhol foi intercetado, mas o segundo foi direitinho para a emenda de Gonçalo Ramos abrir o marcador na Luz.
Os famalicenses tentaram responder logo a seguir. Cruzamento largo da direita por Sanca, Francisco Moura devolveu ao meio da área e, depois de uma confusão dentro da área, Colombatto remata contra o aglomerado de defesas benfiquistas que estava a tapar a baliza.
O jogo foi para intervalo com a vantagem benfiquista e foi João Pedro Sousa quem trouxe novidades para a segunda parte, ao retirar do campo Riccieli e lançando Martin Aguirregabiria.
O Benfica voltou a ser a primeira equipa a criar perigo, com um remate ao lado de Grimaldo logo nos primeiros minutos do segundo tempo.
Aos 52 minutos, Colombatto erra na saída do Famalicão, Neres ganha a bola, tira um adversário do caminho e remata ligeiramente ao lado da baliza de Luíz Júnior.
Por entre um jogo com muitas perdas de bola e sem oportunidades, Gonçalo Ramos deu um pontapé de longe para uma grande defesa de Luíz Júnior. No consequente canto, Rafa cabeceou à barra.
O Famalicão mostrou uma vontade tímida de mudar o resultado do jogo e não conseguiu ter qualquer oportunidade de golo na segunda parte.
Aproveitou o Benfica e pelo suspeito do costume. Grimaldo ganhou uma bola perdida à entrada da área e rematou para defesa de Luíz Júnior. Só que, na recarga, apareceu Gonçalo Ramos para matar o jogo em cima dos 90'.
O Benfica vence mais três pontos no caminho pelo objetivo de conquistar o título.

Onze do Benfica: Vlachodimos, Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo, Aursnes, Florentino, João Mário, David Neres, Rafa e Gonçalo Ramos
Onze do Famalicão: Luiz Júnior; Mihaj, Penetra, Ivo Rodrigues, Sanca, Iván Jaime, Riccieli, Zaydou, Moura, Pablo e Colombatto
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Gilberto, Lucas Veríssimo, Rafael Rodrigues, Morato, João Neves, Schjelderup, Tengsted e Musa.
Suplentes do Famalicão: Zlobin, Diogo Queirós, Rúben Lima, Simões, Kadile, David Tavares, Gustavo Sá, Martin Aguirregabiria e Deni Junior.