Goleada com bis de Ronaldo. Portugal vence Luxemburgo e é líder isolado do Grupo J na corrida ao Euro2024

A seleção nacional venceu o Luxemburgo por 6-0 com golos de Ronaldo, João Félix, Bernardo Silva, Otávio e Rafael Leão. Veja os golos.

A seleção portuguesa isolou-se este domingo na liderança do Grupo J de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, ao golear no Luxemburgo por 6-0, num encontro da segunda jornada.

A seleção nacional entrou demolidora no jogo e marcou o primeiro golo logo aos 9 minutos. Bernardo Silva desequilibrou na direita, Bruno Fernandes cruzou para a esquerda, Nuno Mendes ganhou no ar e, ao meio, Cristiano só teve de empurrar para o golo.

Seis minutos depois foi a vez de João Félix. Bernardo Silva cabeceou para a cabeça do jogador do Chelsea, que fez o segundo.

Três minutos depois foi a vez de Bernardo Silva festejar. Palhinha centrou e Bernardo subiu ao primeiro andar para marcar o 3-0. Portugal estava com máxima eficácia: três remates, três golos.

À passagem da primeira meia hora de jogo, Ronaldo bisou. João Félix recuperou a bola e deixou para Bruno Fernandes, que assistiu Ronaldo. O capitão batia Moris pela quarta vez.

Já no segundo tempo, aos 77 minutos, Nuno Mendes e Rafael Leão embalaram pela esquerda. Leão cruzou para o meio da área onde Otávio, acabadinho de entrar e de cabeça, fez o 5-0.

A cinco minutos dos 90, Rafael Leão falhou uma grande penalidade, mas redimiu-se pouco depois, fazendo o 6-0.

Num agrupamento que qualifica os dois primeiros para a fase final do Euro2024, Portugal passou a somar seis pontos, contra quatro da Eslováquia (2-0 à Bósnia-Herzegovina) e três de bósnios e da Islândia (7-0 no Liechtenstein).

A seleção da casa mantém-se, nestes primeiros minutos de jogo, no seu meio campo, enquanto Portugal vai trocando a bola. Aos 6 minutos, Gerson Rodrigues rematou à baliza de Rui Patrício, mas o remate foi bloqueado. Bom momento da equipa da casa nesta jogada.

Aos 9 minutos, Cristiano Ronaldo aparece na pequena área para finalizar uma jogada coletiva iniciada por Bernardo Silva na direita. Só teve de encostar de pé esquerdo. O lance levanta dúvidas, por uma possível falta de Nuno Mendes na área do Luxemburgo, e é analisado pela equipa de arbitragem. Mas está confirmado. Está feito o primeiro de Portugal.

Seis minutos depois, João Félix faz o 2-0 de cabeça. Respondeu da melhor forma a um grande cruzamento de Bernardo Silva. Ao segundo poste, João Félix cabeceou para o fundo da baliza de Anthony Moris.

Pouco depois, aos 18 minutos, Portugal faz o 3-0, por Bernardo Silva, também de cabeça e, mais uma vez, através de um cruzamento. A seleção portuguesa está demolidora. A equipa de arbitragem analisou o lance, por causa de um possível fora de jogo, mas acabou por validar o golo.

À passagem da primeira meia hora de jogo, Bruno Fernandes lança Ronaldo com um passe em profundidade. O capitão faz uma simulação, deixa pelo caminho o central Maxime Chanot, enquadra-se para o remate de pé esquerdo e marca. Ronaldo chega aos 122 golos pela seleção. Já fez 11 golos em 11 jogos frente ao Luxemburgo. Uma média de um golo por jogo frente a esta equipa.

Vincent Thill, aos 31 minutos, vê cartão amarelo por falta sobre Palhinha. Aos 33 minutos, Danilo colocou a bola dentro da baliza do Luxemburgo, mas desta vez não conta. Estava em fora de jogo. O árbitro dá três minutos de compensação antes do intervalo.

A dois minutos do intervalo, João Félix faz um remate perigoso à entrada da área, mas a bola sai por cima da trave.

Recomeça o jogo. Logo aos dois minutos do segundo tempo, Thill rematou cruzado e com perigo para defesa de Rui Patrício. Quatro minutos depois, Thill desvia de cabeça e a bola não passa muito longe do poste.

Aos 56 minutos, Ronaldo cai e vê cartão amarelo, por simular falta. A equipa do Luxemburgo está a esforçar-se para deixar uma imagem diferente da que deixou na primeira parte. O jogo é interrompido, aos 62 minutos, depois de Rui Patrício chocar com Carlson.

Dois minutos depois, dupla substituição na seleção nacional: entram Rúben Neves e Gonçalo Ramos e saem Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo. Aos 75 minutos, novas alterações na equipa portuguesa: sai João Félix para dar lugar a Otávio e sai Bruno Fernandes para a entrada de Rafael Leão.

Aos 76 minutos, acabadinho de entrar, Otávio faz o quinto, de cabeça. Na zona frontal da pequena área, o luso-brasileiro cabeceia com a testa para junto do poste direito da baliza do Luxemburgo.

Cinco minutos depois, Leandro Barreiro só consegue travar Rafael Leão com uma falta e vê cartão amarelo. Chamado a converter o livre, Rúben Neves atira à trave. Um remate fortíssimo e colocado. Aos 84 minutos, nova falta sobre Rafael Leão, desta vez dentro da área. É o próprio que vai tentar bater a grande penalidade, mas falha. Atirou para o lado esquerdo e Anthony Moris defendeu.

Roberto Martínez volta a mexer na equipa aos 86 minutos. Entra Diogo Jota e sai Palhinha. A um minuto dos 90, Rafael Leão redime-se do penálti falhado e faz o 6-0.

O árbitro dá três minutos de compensação antes do final. Terminou o jogo!

Onze do Luxemburgo: Anthony Moris; Laurent Jans, Marvin Martins, Maxime Chanot e Mica Pinto; Christoper Martins, Lars Gerson, Leandro Barreiro, Vincent Thill, Danel Sinani e Gerson Rodrigues.

Onze de Portugal: Rui Patrício; António Silva, Rúben Dias e Danilo; Diogo Dalot, Bruno Fernandes, Palhinha e Nuno Mendes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e João Félix.

Suplentes do Luxemburgo: Ralph Schon, Tiago Pereira, Mahmutovic, Bohnhert, Curci, Yvandro Borges, Carlson, Dejvid Sinani, Tim Hall, Olesen, Rupil e Sébastien Thil.

Suplentes de Portugal: José Sá, Celton Biai, Cancelo, Diogo Leite, Rúben Neves, Matehus Nunes, Vitinha, Otávio, João Mário, Diogo Jota, Rafael Leão e Gonçalo Ramos.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de