- Comentar

Um estádio gosta quase sempre de ver o regresso aos relvados de um jogador que esteve afastado por lesão. Mas poucos adeptos terão gostado tanto disso como os que esta noite, na Luz, viram Seferovic voltar para assinar uma reviravolta no marcador de uma eliminatória.
O Benfica venceu o Paços de Ferreira por 4-1, num jogo em que esteve a perder até aos 78 minutos. Grimaldo, num grande livre direto, assinou o empate, mas foi Seferovic quem, cinco minutos depois e à ponta de lança, confirmou o golo que viraria o jogo a favor dos encarnados. Rafa, aos 87', e Everton, aos 90+3', confirmaram a vitória.
Ouça o filme do jogo na TSF. Relato de Ricardo Barras e sonorização de André Tenente.
Jesus mexeu pouco à partida para o jogo: trocou de guarda-redes, lançou André Almeida como central mais à direita e deu a titularidade a Radonjic.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Foi preciso esperar até aos 16 minutos para ver a primeira oportunidade séria de golo: Darwin soltou-se da marcação e, no um para um com Vekic, perdeu o duelo com o guarda-redes. A bola sobrou para João Pedro que, do outro lado do campo, arrancou em direção à baliza de Helton Leite. Radonjic aplicou-se e apanhou-o a meio do caminho. Dois minutos depois foi a vez de Rafa, isolado, perder um duelo: desta vez, com a baliza, dado que não lhe acertou.

Aos 27', foi Vekic a ganhar novo duelo. André Almeida cabeceou em direção ao canto superior direito da baliza e o guarda-redes esloveno esticou-se todo para desviar a bola. No seguimento do voo, bateu no poste e ficou mal tratado.
Helton Leite também teve de evitar males maiores ainda na primeira parte. Aos 35', foi uma "mancha" do brasileiro que evitou o 1-0 pacense. Esta era, definitivamente, uma primeira parte controlada pelos guarda-redes.
Aos 41', Everton serpenteou do corredor esquerdo para o interior da grande área, combinou com Rafa e disparou de pé esquerdo para mais uma nega de Vekic. E a segunda parte não começaria da melhor forma para o Benfica: Radonjic saiu lesionado até ter de ser substituído por Lazaro.
Demorou pouquíssimos segundos a piorar para os encarnados. Lucas Silva avançou pelo corredor esquerdo, cruzou para o coração da grande área e Vertonghen fez um corte incompleto. Nuno Santos rematou, marcou, e ergueu os braços para pedir de imediato desculpas à equipa que o formou e emprestou às águias.
Jesus respondeu a partir do banco: tirou Gedson e André Almeida, lançou Pizzi e Taarabt. Jorge Simão optou por Ibrahim para o lugar de Luiz Carlos.
E Darwin havia, logo de seguida, de ficar perto do golo: Pizzi encontrou-o a desmarcar-se pelo corredor central, o uruguaio cabeceou quase de costas para a baliza e fez a bola embater na trave. O avançado voltaria a ameaçar aos 72', quando surgiu a rematar descaído sobre a direita, ao fazer a bola passar perto do poste.
Jorge Jesus jogava as últimas cartadas: Gonçalo Ramos e o regressado Seferovic para os lugares de Weigl e Darwin. O mote estava dado e Grimaldo não precisou de saber mais. O espanhol encheu-se de fé para, num livre direto, fazer o 1-1.
E enquanto a Luz ainda festejava, já Seferovic marcava aquele que seria o golo da reviravolta. Taarabt cruzou a partir do lado direito do ataque e o suíço - de regresso aos relvados após quase três meses de paragem - atirou a contar.
Mudava o jogo de poder nos bancos. Agora era Jorge Simão quem corria atrás do prejuízo: lançou Hélder Ferreira e Denilson para os lugares de Juan Delgado e Nuno Santos. De pouco valeu.
Rafa recebeu a bola à entrada da grande área, fintou Antunes e rematou rasteiro para o 3-1.
Everton quis juntar-se à festa e, já nos descontos, fez o 4-1 com assistência de Seferovic.
Onze do Benfica: Helton Leite; André Almeida, Vertonghen e Morato; Radonjic, Weigl, Gedson e Grimaldo, Rafa, Darwin e Everton.
Onze do Paços de Ferreira: Vekic; Fernando Fonseca, Flávio Ramos, Maracás e Antunes; Luiz Carlos e Rui Pires; Juan Delgado, Nuno Santos e Lucas Silva; João Pedro.
O jogo é arbitrado por Manuel Oliveira, auxiliado por Tiago Leandro e Nélson Cunha. O quarto árbitro é Dinis Gorjão.
Suplentes do Benfica: Svilar, Lázaro, Ferro, Taarabt, Pizzi, Seferovic e Gonçalo Ramos
Suplentes do Paços de Ferreira: Jeimes, Marco Baixinho, Hélder Ferreira, Eustáquio, Abbas Ibrahim, Uilton e Denilson Jr.