FC Porto bate GD Chaves e chega à quinta vitória no campeonato

Veja os golos. Taremi, Evanílson e André Franco foram os marcadores de serviço

Foi com três golos sem resposta que o FC Porto venceu esta noite o GD Chaves, somando 15 pontos e subindo, à condição, ao segundo lugar da Primeira Liga. Taremi, Evanílson e André Franco, que se estreou a marcar, foram os autores dos golos portistas no jogo que valeu a primeira derrota fora de portas aos flavienses e quinta vitória no campeonato aos dragões.

O dragão entrou com a corda toda. Logo aos três minutos, Taremi aproveitou um cruzamento de João Mário a partir do lado direito do ataque para cabecear para o primeiro golo da noite. Acabou no chão após chocar com Paulo Vítor, mas o lance foi limpo por parte do iraniano.

Sempre com maior controlo do jogo na primeira parte - mas não sem evitar sustos -, o FC Porto viu Pepê e João Mário crescerem no jogo. João Teixeira, em cima do intervalo, ainda ameaçou o empate quando fez a bola passar pouco ao lado da baliza de Diogo Costa.

Ambas as equipas voltaram sem alterações dos balneários, mas também pouco parecia mudar em campo, tanto que aos 60 minutos já havia três alterações: duas no FC Porto - André Franco e Evanílson por João Mário e Toni Martínez - e uma no Chaves, com Morim a entrar para o lugar de Guima.

Daí ao segundo golo foram apenas alguns minutos, cortesia de erros defensivos do Chaves. Steven Vitória não foi a tempo de atrasar para Paulo Vítor, Taremi roubou-lhe a bola e disparou em direção à baliza. Deu a bola a Evanílson que, sozinho, fez o 2-0.

Conseguida uma vantagem confortável frente a um adversário que, fora de casa, só vencera, Sérgio Conceição optou por refrescar na frente: Verón por Galeno. Campelos tinha feito o mesmo antes, quando lançou Luther para o lugar de Arriba.

Mas a noite estava mesmo destinada à vitória portista e o destino ainda o quis reforçar: Verón surgiu sobre a direita e tirou um cruzamento rasteiro - e aparentemente inofensivo - para o interior da grande área flaviense. A bola acabou por trair Paulo Vítor, que a deixou passar, e foi ter com um isolado André Franco, que só precisou de encostar, aos 81', para o 3-0.

Estava feita a noite, mas ainda houve tempo para dar minutos a jogadores das duas equipas: Taremi e Pepê saíram para os aplausos e deram lugar a Rodrigo Conceição e Gonçalo Borges. No GD Chaves, Benny e Jô renderam Hector e Juninho.

Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Uribe, Eustáquio, Pepê, Galeno, Taremi e Toni Martínez

Onze do GD Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória, Bruno Langa, Guima, João Mendes, João Teixeira, Juninho, Hector e Jonny Arriba

O jogo foi arbitrado por António Nobre, auxiliado por Pedro Ribeiro e Sérgio Jesus. No VAR esteve André Narciso.

Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Pepe, Veron, Grujic, Rodrigo Conceição, Namaso, André Franco, Evanílson e Gonçalo Borges

Suplentes do GD Chaves: Gonçalo Pinto, Habib, Luther, Sandro Cruz, Ponck, Queirós, Morim, Benny e Jô Batista

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de