- Comentar

Relacionados
Rafa desvia Benfica para a 11.ª vitória. Encarnados batem Famalicão
FC Porto bate GD Chaves e chega à quinta vitória no campeonato
Pela primeira vez na época 2022/2023, o Sporting somou duas vitórias consecutivas na I Liga. Em jogo a contar para a sexta jornada do campeonato português, os leões golearam o Portimonense em Alvalade por 4-0.
Ouça o Relato TSF dos golos, por Pedro Castelo, com sonorização de Alexandre Lima.
A formação que viajou desde o Algarve chegou a Lisboa numa situação bastante diferente do adversário. Com quatro vitórias em cinco jogos disputados, os algarvios ocupavam o quarto lugar da competição, com os mesmos 12 pontos do FC Porto.

Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Os leões entraram no jogo com uma postura dominadora. Logo aos sete minutos, Francisco Trincão aproveitou vários alívios falhados da defesa do Portimonense e colocou a equipa da casa em vantagem no marcador com um remate de fora de área.
O internacional português trincou e provou o sabor do golo frente ao Frankfurt e agora foi a vez de repetir, mas em Alvalade. A primeira parte foi, na maioria do tempo, dominada pelo Sporting, que demonstrou um futebol ofensivo de qualidade, sem deixar o adversário se aproximar com perigo da sua área.
Para travar o domínio leonino, Paulo Sérgio mexeu na equipa, antes do intervalo, e colocou Bryan Rochez em campo, em detrimento de Gonçalo Costa. Os algarvios mostraram-se mais soltos e colocaram algum gelo na fervura do adversário, mas não foi suficiente para mudar o resultado.
Pelo contrário, o Sporting ainda aumentou a vantagem antes do regresso aos balneários. Aos 41 minutos, Trincão voltou a fazer gosto ao pé e fixou o resultado ao intervalo, deixando os leões com maior tranquilidade para a segunda parte.
A segunda parte começou com menor fulgor ofensivo por parte dos leões. Poucos minutos depois do regresso à ação, Rúben Amorim foi obrigado a mexer, devido a uma lesão do central Luís Neto, que deu lugar a Pedro Porro.
O modo de gestão foi ativado pela equipa leonina, mas sem tirar o pé do acelerador. Mesmo com cara nova devido às substituições, o Sporting foi criando perigo junto à baliza de Kosuke.
Aos 73 minutos, Pedro Gonçalves aproveitou da melhor maneira um cruzamento com regra e esquadro de Pedro Porro e, sem sequer tirar os pés do chão, fez o 3-0 no marcador, mais tarde, foi atribuido o autogolo a Pedrão, devido a um desvio. A vantagem da formação de Alvalade coincidia com a exibição dos comandados por Rúben Amorim.
O avolumar do resultado não tinha terminado por aqui. Pouco depois, aos 76', foi a vez de Nuno Santos fazer gosto ao pé e aumentar a vantagem para 4-0, respondendo de forma positiva a um cruzamento de Pedro Gonçalves.
Na fase final do encontro, o Portimonense tentou levar um golo de Alvalade para Portimão, mas tal não aconteceu. No fim do jogo, o placard do Estádio José Alvalade mostrava o 4-0 final, um resultado com tons de goleada, favorável aos leões.
O Sporting somou o segundo triunfo consecutivo no campeonato e subiram provisoriamente ao quinto lugar, com 10 pontos, a oito do líder Benfica. Após quatro vitórias seguidas, os algarvios voltaram a perder, mas mantêm o quarto lugar, com os mesmos 12 pontos do campeão FC Porto, que ainda este sábado recebe o Rio Ave.
Onze do Sporting: Adán, Neto, Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Morita, Rochinha, Nuno Santos, Trincão, Edwards e Pote.
Onze do Portimonense: Kosuke, Moufi, Pedrão, Ouattara, Jocú, Seck, Gonçalo Costa, Luquinha, Relvas, Paulo Estrela e Welinton Júnior
Suplentes do Sporting: Israel, Matheus Reis, Sotiris, Ugarte, Fatawu, Paulinho, Pedro Porro, Arthur e Marsà
Suplentes do Portimonense: Berke Özer, Ewerton, Ricardo Matos, Diaby, Pastor, Rochez, Rui Gomes, Szeuczuk e Bruninho