- Comentar

Relacionados
Cartão vermelho da imprensa desportiva. Entre FC Porto e Sporting ninguém sai bem na fotografia
Sporting avança com uma queixa-crime contra Vítor Baía, Rui Cerqueira e Sérgio Conceição
FC Porto e Sporting empataram (2-2) esta sexta-feira no jogo de abertura da jornada 12 do campeonato. Na primeira parte, Paulinho e Nuno Santos deram vantagem aos leões, mas logo a seguir Fábio Vieira reduziu para os dragões. No segundo tempo, Coates viu o segundo amarelo e foi expulso. Taremi cabeceou para o empate aos 78 minutos.
Depois do apito final, ambas as equipas envolveram-se em agressões, em pleno relvado, com o árbitro a expulsar vários jogadores já após o apito final.
O grande duelo da 22.ª jornada começou com um ambiente frenético perante milhares de adeptos, no Estádio do Dragão. Logo no primeiro minuto de jogo, Otávio teve espaço e ensaiou a meia distância, obrigando a Adán fazer uma defesa incompleta. Na recarga, Taremi voltou a ver o guardião espanhol a negar o primeiro golo do jogo.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Numa questão de segundos, numa disputa de bola, Fábio Vieira foi carregado em falta por Matheus Reis, que viu o cartão amarelo.

Num ritmo alucinante, o golo esteve próximo de acontecer, depois de uma perda de bola de Mbemba. Paulinho roubou a bola ao central e rematou, mas Diogo Costa, que recuperou para este encontro, mostrou segurança.
Aos oito minutos, os campeões nacionais conseguiram chegar-se à área portista e, aproveitando alguns erros defensivos, inauguram o marcador. Ricardo Esgaio cruzou para área, João Mário falhou o corte e Matheus Reis, de primeira, cruzou para Paulinho cabecear sem oposição e bater o guardião portista.
Os azuis e brancos tentaram responder, mas a defesa leonina, liderada pelo veterno Coates, mostrava-se no relvado do Dragão muito concentrada. Os dragões tentavam explorar o espaço entrelinhas, mas não conseguiam chegar com perigo junto à baliza de Adán.
À meia hora de jogo, o contra-ataque do Sporting voltou a ser venenoso, aproveitando as debilidades defensivas do FC Porto. Matheus Nunes conduziu a jogada, serviu Nuno Santos que esticou o jogo para Matheus Reis. Novamente pelo flanco esquerdo, o brasileiro cruzou e Sarabia, de primeira, serve Nuno Santos que só teve de encostar.
Quatro minutos depois, os dragões conseguiram penetrar a defensiva leonina e Fábio Vieira rematou de primeira, e de pé direito, reduziu a desvantagem portista.
Na segunda parte, eis um dos casos do jogo. O avançado iraniano, Mehdi Taremi, foi carregado em falta por Coates, num lance de contra-ataque. O capitão do Sporting viu o segundo amarelo e consequente vermelho.
Reduzido a dez unidades, o treinador Rúben Amorim foi obrigado a mexer: Matheus Reis recuou para o centro da defesa a três e Sarabia saiu para dar lugar a Palhinha.
Os leões tentaram gerir a vantagem, mas ficaram sempre atrás da linha da bola, com o FC Porto a pressionar. Aos 78 minutos, com a ajuda do cansaço físico leonino, os dragões conseguiram marcar.
Numa jogada pelo flanco esquerdo, Fábio Vieira fez um cruzamento milimétrico para a cabeça de Taremi. A bola cabeceada pelo iraniano só parou no fundo das redes da baliza de Adán.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe, Zaidu; Fábio Vieira, Uribe, Vitinha, Otávio; Evanilson, Taremi.
Suplentes: Marchesín, Fábio Cardoso, Francisco Conceição, Pepê, Galeno, Grujic, Wendell, Toni Martínez e Eustaquio.
Onze do Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates, Feddal; Ricardo Esgaio, Ugarte, Matheus Nunes, Matheus Reis; Sarabia, Nuno Santos, Paulinho.
Suplentes: João Virgínia, Neto, Rúben Vinagre, Gonçalo Esteves, Palhinha, Daniel Bragança, Tabata, Slimani, Edwards.
Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Tiago Costa e Luciano Maia são os árbitros assistentes e o
Quarto árbitro: Fábio Melo.
VAR e assistente de VAR: Luís Godinho e Rui Teixeira.