- Comentar
Depois da polémica, o esclarecimento que todos queriam ouvir da boca do selecionador nacional. Fernando Santos explica que conversou com o Cristiano Ronaldo sobre ficar no banco "no dia do jogo, depois de almoço", antes de ter anunciado a toda a equipa o onze que ia enfrentar a Suíça.
Relacionados
Ronaldo não ameaçou deixar o Mundial, assegura Federação
Al-Nassr oficializa contratação de Cristiano Ronaldo
Serviço da FIFA já ocultou mais de 100 mil mensagens de ódio a jogadores no Mundial
"Essa conversa tinha de acontecer (...) Não vou dizer que o faço com todos, mas era da mais elementar justiça, por se tratar do capitão de equipa, por ser quem é em termos de projeção, alguém que já deu muito ao futebol português. Pelo que representa para a equipa (...) naturalmente tinha de ter essa conversa".
"Disse-lhe que não contava com ele de início, mas contava com ele para o jogo (...) Se o Cristiano ficou satisfeito, não (...) é normal que não tenha ficado satisfeito", assume, mas foi "uma conversa perfeitamente normal e tranquila", assegura.
E Fernando Santos vai mais longe: "No dia em que houver um jogador que não fique descontente por não jogar, não pode voltar à seleção".
"Todos ficam descontentes quando não jogam, seja aqui seja nos clubes. Têm essa ambição, de jogar sempre, de serem titulares, porque sentem que têm qualidade e valor para isso. No meu tempo, dizia-se que esses jogadores ficavam com azia. Eu até tive um treinador que nos dizia que tínhamos de ir ao talho comer umas iscas", contou.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Outro esclarecimento necessário: "nunca em momento nenhum [Cristiano Ronaldo] me disse, ou a qualquer um que aqui estamos, que queria sair da seleção. Nunca", reforça Fernando Santos.
O capitão festejou os golos de todos os colegas e vibrou com o jogo, mas todos se focaram no facto de ter saído do campo sozinho, condena. "Deixem o Ronaldo em paz, ele não merece."
"Aquilo que é fundamental é o ambiente fantástico que existe entre estes 24 jogadores, sem isto não estaríamos aqui de certeza."
Sobre Marrocos, Fernando Santos admite que é uma equipa forte e que será um jogo difícil, mas "também será difícil para Marrocos".
A seleção portuguesa de futebol realiza esta sexta-feira o último treino antes do jogo dos quartos de final do Mundial 2022. Portugal e Marrocos vão defrontar-se no sábado, a partir das 18h00 locais (15h00 em Lisboa), no Estádio Al Thumama, em Doha, com relato na TSF.