- Comentar

Otávio atacou, Otávio defendeu, Otávio arrancou expulsões, Otávio assistiu e Otávio marcou. O FC Porto venceu o GD Chaves por 3-1 e volta a ter oito pontos de desvantagem para o líder Benfica.
O internacional português assistiu Namaso para o primeiro e ele mesmo marcou o segundo golo dos dragões, com Toni Martínez a fechar a contagem. Pelos flavienses, Steven Vitória reduziu de penálti, enquanto Jô Batista e João Mendes foram expulsos (por faltas sobre Otávio).
Ouça o filme do jogo, com Relato TSF de João Ricardo Pateiro e sonorização de Pedro Picoto
Depois de sete minutos em que o FC Porto não conseguiu passar a linha de meio campo, criou perigo. Subida de Zaidu pela esquerda que cruzou rasteiro para a entrada da área, onde apareceu André Franco a rematar por cima.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Pouco depois, jogada semelhante, mas o cruzamento saiu ao primeiro poste para desvio de Toni Martínez e defesa de Rodrigo.
Já se adivinhava e o golo surgiu mesmo. Jogava-se o minuto 15, quando Namaso recebeu uma bola vinda de Otávio ainda fora da área, tirou um adversário do caminho e rematou ao segundo poste, sem que Rodrigo conseguisse parar a bola.
Sem muito ter feito, o GD Chaves aproveitou um mau passe de Diogo Costa para quase marcar. Primeiro, foi o mesmo Diogo Costa a fazer uma grande defesa a um cabeceamento de Jô Batista. O flaviense ainda foi à recarga, mas aí foi Pepe a parar o remate.
O jogo mudou e os dragões deixaram de se aproximar da baliza flaviense. Por outro lado, o GD Chaves subia no terreno e criava várias situações de finalização.
Muito perto do intervalo, os dragões chegam ao segundo e com muita classe. Canto estudado entre Otávio, André Franco e Eustáquio - tudo ao primeiro toque - até que a bola chega ao internacional português para o remate certeiro.
A partida seguiu para intervalo, sem mais alterações no marcador. Os dragões conseguiam uma vantagem importante ao intervalo para esquecer os fantasmas das duas derrotas nas últimas partidas.
Os dragões entraram a dormir no segundo tempo e o erro foi cometido pelo menos provável. Pepe perde a bola para João Pedro que abre em Euller. O brasileiro pica por cima de Diogo Costa, mas aparece Marcano a cortar em cima da linha.
No lance seguinte, penálti para o GD Chaves a castigar uma falta de Zaidu sobre João Mendes. Na conversão, o veterano Steven Vitória enganou Diogo Costa e reduziu a desvantagem flaviense.
Namaso estava de pé quente e, numa jogada semelhante à do golo, remata em força para defesa de Rodrigo.
Quando o GD Chaves se entusiasmava e sonhava com o empate, sofreu um duro revés. Numa saída para o ataque, Otávio é derrubado por Bruno Langa e o árbitro mostra o segundo amarelo ao defesa. Contudo, o VAR interveio para corrigir a decisão do árbitro, já que a falta tinha sido de Jô Batista e não de Langa. O resultado é o mesmo, já que o brasileiro também já tinha amarelo.
À entrada dos últimos dez minutos, André Franco entrou no meio campo adversário e lançou Toni Martínez na profundidade. O espanhol recebeu e disparou para o fundo das redes flavienses. No entanto, após avaliação do VAR, o lance foi invalidado por fora de jogo.
Aos 85', novo revés para os flavienses. João Mendes, acabadinho de levar amarelo por protestos, fez uma falta sobre Otávio e acabou expulso.
Em período de compensação, os dragões mataram o jogo. Bola longa para Taremi e o iraniano serve Toni Martínez para um mergulho que valeu o 3-1.
Com esta vitória, os dragões voltam a reduzir a desvantagem para o Benfica para oito pontos e aumenta, à condição, a vantagem sobre o SC Braga. O Chaves fica na 13.ª posição, com 26 pontos.

Onze do GD Chaves: Rodrigo, Nélson Monte, Bruno Langa, João Mendes, Euller, Steven Vitória, Juninho, Guima, Ponck, João Pedro e Jô Batista.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Rodrigo Conceição, Pepe, Marcano, Zaidu, Grujic, Eustáquio, André Franco, Otávio, Namaso e Toni Martínez.
Suplentes do GD Chaves: Gonçalo Pinto, Habib, Luther, Sandro Cruz, Abass, Queirós, Guilherme Silva e Benny.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Veron, Taremi, Pepê, Manafá, Wendell, Gonçalo Borges e Bernardo Folha.