- Comentar
No próximo domingo, os jogadores titulares do Sport Clube Mirandela vão subir ao relvado do estádio de São Sebastião, acompanhados com 11 cães, antes do jogo com o Vila Meã, a contar para a quinta jornada da série B do Campeonato de Portugal.
"Vá ao futebol e adote um amigo de quatro patas" é o lema desta iniciativa inovadora que é promovida pela ADAN - Associação de Defesa Animal do Nordeste. "Pretendemos sensibilizar as pessoas para que não abandonem os animais e apelar à adoção de animais abandonados, porque afinal de contas, o grau de desenvolvimento de uma sociedade também se afere, entre outros parâmetros, pela forma como tratamos os animais", refere Margarida Duque, da ADAN.
A iniciativa tem a parceria do Cantinho do Animal, o CRO - Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia da Terra Quente Transmontana - cujo veterinário selecionou os 11 animais que irão acompanhar os jogadores do Mirandela prontinhos para quem queira adotar um amigo para a vida, e de forma gratuita. "Antes do início do jogo, cada jogador vai entrar em campo com um dos patudos eleitos. Depois, ficamos com os animais até ao intervalo, altura em que regressam ao relvado para que as pessoas possam ficar a perceber de qual gostam mais e tentarmos promover a adoção que pode ser feita na hora e de forma graciosa", descreve Margarida Duque, ressalvando que os 11 animais "estão registados, esterilizados, com as vacinas em dia, com chip, e desparasitados interna e externamente", acrescenta.
Ouça a reportagem.
O repto lançado ao Sport Clube Mirandela foi aceite de imediato com muito agrado por todo o plantel do clube transmontano."Os jogadores disponibilizaram-se logo para colaborar nesta causa animal, até porque o clube está sempre aberto a estas iniciativas. Esperamos e desejamos que alguns cães venham a ser adotados", afirma Carlos Correia, presidente do clube mais antigo do distrito de Bragança..
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Atualmente, a taxa de adoção de animais abandonados no CRO da terra quente - que alberga perto de 170 animais (cães e gatos) oriundos dos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor - ronda os 10%.
Esta iniciativa está agendada para as 15h00 do próximo domingo, no estádio de São Sebastião, onde o Mirandela vai receber o Vila Meã, conta ainda com o apoio do Município de Mirandela na promoção e transporte dos animais.