- Comentar
A patinadora chinesa Zhu Yi, que nasceu nos EUA mas nestes Jogos Olímpicos de Inverno está a representar a China, está a ser alvo de duras críticas depois de ter caído na prova de estreia. A jovem de 19 anos, cujo nome original é Beverly Zhu, nasceu e cresceu nos EUA, mas agora compete pela China e ficou em último lugar na prova.
Relacionados
Noruega conquista primeiro ouro de Pequim 2022 em dia com recordes
Na rede social chinesa Weibo, a hashtag #ZhuYiFellOver ("Zhu Yi caiu", em português) somou mais de 230 milhões de partilhas antes de ser desativada, mas depressa surgiu outra, #ZhuYiMessedUp ("Zhu Yi estragou tudo", em português), que em poucas horas foi partilhada por mais de 80 milhões.
"Por ter perdido o primeiro salto fiquei um pouco desorientada, senti muita pressão na aterragem do último salto e, infelizmente, caí", explicou Zhu Yi, citada pela AFP, e que patina pela China desde 2018.
Houve até quem criticasse o pai de Zhu Yi, Zhu Songchun, um especialista em inteligência artificial que regressou à China para liderar um instituto de investigação em 2020.
"Parabéns à equipa chinesa de patinagem artística por ter dado uma contribuição tão grande para a área da computação", escreveu um dos críticos no Weibo.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias