- Comentar
A seleção portuguesa de futebol ficou este domingo a saber que vai cumprir o apuramento para o Euro 2024 no Grupo J, em que vai defrontar Bósnia-Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein. A fase final do torneio vai ser disputada na Alemanha entre 14 de junho e 14 de julho de 2024.
Relacionados
Santos vê Portugal favorito no apuramento para o Euro, mas põe sorteio "na mala" até janeiro
Além de defrontar os luxemburgueses pela terceira vez seguida numa fase de qualificação (Euro 2020 e Mundial 2022), Portugal vai reencontrar igualmente dois adversários com que se cruzou na caminhada para o Euro 2012, nomeadamente os bósnios e os islandeses.
Eslováquia (Euro 2000) e Liechtenstein (Euro 1996 e Euro 2000) também são velhos conhecidos, tendo em conta que ambos defrontaram a equipa das quinas em apuramentos anteriores.
Resultados do sorteio
Grupo A: Espanha, Escócia, Noruega, Geórgia e Chipre
Grupo B: Países Baixos, França, República da Irlanda, Grécia e Gibraltar
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Grupo C: Itália, Inglaterra, Ucrânia, Macedónia do Norte e Malta
Grupo D: Croácia, País de Gales, Arménia, Turquia e Letónia
Grupo E: Polónia, Chéquia, Albânia, Ilhas Faroé e Moldova
Grupo F: Bélgica, Áustria, Suécia, Azerbaijão e Estónia
Grupo G: Hungria, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Lituânia
Grupo H: Dinamarca, Finlândia, Eslovénia, Cazaquistão, Irlanda do Norte e San Marino
Grupo I: Suíça, Israel, Roménia, Kosovo, Bielorrússia e Andorra
Grupo J: Portugal, Bósnia-Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein
Potes para a qualificação para o Euro 2024
Pote Liga das Nações: Países Baixos, Croácia, Espanha e Itália.
Pote 1: Dinamarca, Portugal, Bélgica, Hungria, Suíça e Polónia.
Pote 2: França, Áustria, República Checa, Inglaterra, País de Gales, Israel, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Escócia e Finlândia.
Pote 3: Ucrânia, Islândia, Noruega, Eslovénia, República da Irlanda, Albânia, Montenegro, Roménia, Suécia e Arménia.
Pote 4: Geórgia, Grécia, Turquia, Cazaquistão, Luxemburgo, Azerbaijão, Kosovo, Bulgária, Ilhas Faroe e Macedónia do Norte.
Pote 5: Eslováquia, Irlanda do Norte, Chipre, Bielorrússia, Lituânia, Gibraltar, Estónia, Letónia, Moldova e Malta.
Pote 6: Andorra, San Marino e Liechtenstein.
As regras e os protagonistas
O sorteio incluiu 53 dos 55 países que fazem parte da UEFA, sendo que apenas não participaram a anfitriã Alemanha, que tem presença garantida na fase final, e a Rússia, que se encontra excluída de todas as provas, por causa da invasão à Ucrânia.
As seleções foram distribuídas por dez grupos de qualificação, sete dos quais com cinco equipas e os restantes três com seis, sendo que as quatro formações finalistas da Liga das Nações (Países Baixos, Croácia, Espanha e Itália) tinham obrigatoriamente de ficar nos grupos com cinco equipas, face à participação na final four daquela prova, em junho do próximo ano.
Os restantes cabeças de série, casos de Dinamarca, Portugal, Bélgica, Hungria, Suíça e Polónia, tinham como principais adversários os integrantes do pote 2: França, Inglaterra, Áustria, República Checa, País de Gales, Israel, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Escócia e Finlândia.
Entre as condicionantes ao sorteio estavam a impossibilidade de partilharem o grupo Arménia e Azerbaijão, Bielorrússia e Ucrânia, Gibraltar e Espanha, Kosovo e Bósnia-Herzegovina e Kosovo e Sérvia, e a limitação a duas nações por agrupamento da lista de países com invernos rigorosos, que inclui Bielorrússia, Estónia, Ilhas Faroe, Finlândia, Islândia, Letónia, Lituânia e Noruega.
Os dois primeiros classificados de cada um dos 10 grupos apuram-se diretamente para a fase final do Euro 2024, sendo que as restantes três vagas serão decididas através de um play-off, a ser disputado em março de 2024.