- Comentar
Portugal vai defrontar a Rússia no 'play-off' de acesso ao Europeu de futebol feminino de 2022, que se realiza em Inglaterra, ditou esta sexta-feira o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.
A eliminatória vai ser discutida em dois jogos, entre 7 e 13 de abril, com o primeiro encontro em solo luso e o segundo no reduto da Rússia, que segue no 23.º lugar do ranking da FIFA, sete posições à frente da seleção lusa.
A formação das 'quinas' procura a segunda presença numa fase final, depois de ter estado no Europeu de 2017, também após disputar um 'play-off', então face à Roménia, enquanto a Rússia esteve em cinco das últimas seis fases finais.
Desde que a fase final passou a ser disputada por mais de quatro seleções, em 1997, as russas só falharam a presença em 2005, edição em que foram afastadas pela Finlândia no 'play-off', com derrotas por 1-0, fora, e 3-1, em casa.
Em fases finais, a Rússia só soma, porém, uma vitória, em 15 jogos, nunca tendo ultrapassado a fase de grupos: ao 13.º jogo, venceu a Itália, por 2-1, em 2017, edição em que Portugal se estreou e também ganhou um jogo (2-1 à Escócia).
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Além das cinco presenças em Europeus, as russas também estiveram em dois Mundiais, com melhores resultados, já que chegaram duas vezes aos quartos de final, derrotadas por China (0-2, em 1999) e Alemanha (1-7, em 2003).
Na fase de qualificação para o Europeu de 2022, a Rússia foi segunda classificada do Grupo A, apenas atrás dos Países Baixos, detentores do troféu e vencedores dos 10 jogos de apuramento, para um total de 30 pontos, contra 24 das russas.
A formação comandada por Elena Fomina somou oito vitórias, face a Eslovénia, Kosovo, Turquia e Estónia, e duas derrotas, precisamente com as holandesas (0-2 fora e 0-1 em casa), com 23 golos marcados e seis sofridos.
Nelli Korovkina, avançada do Lokomotiv Moscovo, foi a melhor marcadora da Rússia na qualificação, com seis golos, mais um do que a sua companheira de equipa Marina Fedorova.
A Rússia calhou em sorte a Portugal, mas apenas porque o sorteio não foi puro, já que, inicialmente, as russas emparelharam com a Ucrânia, embate 'interdito' para a UEFA. Caso não existisse esta condicionante, a seleção lusa mediria forças com a Irlanda do Norte, e com segundo jogo em solo português.
Como a UEFA não permite embates entre russos e ucranianos, as irlandesas defrontam a Ucrânia, as russas medem forças com Portugal e, no outro embate, a República Checa com a Suíça.
A fase final do Europeu de 2022 realiza-se em Inglaterra, de 06 a 31 de julho, e, além da seleção anfitriã, já se qualificaram Países Baixos, Dinamarca, Noruega, Espanha, Finlândia, Suécia, França, Bélgica, Alemanha, Islândia, Áustria e Itália.