Esteve perto, mas penáltis tramam Portugal. Espanha é campeã europeia de futsal feminino

Ouça o Relato TSF. Portugal esteve a ganhar por dois, mas as espanholas empataram e levaram o jogo para penáltis onde foram melhores.

De emoção em emoção, a última foi a pior. Portugal perdeu nos penáltis e a Espanha sagrou-se campeão da Europa de futsal feminino.

Portugal até começou melhor e perto do intervalo vencia por 2-0, com golos de Ana Azevedo e Pisko. Ale de Paz reduziu ainda na primeira parte e na segunda empatou o jogo que foi para prolongamento. Aí, María Sanz marca, mas Pisko volta a empatar (3-3), levando o jogo para penáltis.

Nas grandes penalidades, Ana Pires e Ana Azevedo desperdiçaram e as espanholas aproveitaram para levar o título europeu (4-1).

Nos primeiros minutos da partida, Portugal e Espanha dividiram os ataques, mas sem conseguir criar perigo para a baliza adversária.

Aos oito minutos chega a primeira grande oportunidade para Portugal. Erro na saída de bola da Espanha e Ana Azevedo surge isolada, mas o remate é defendido pela guarda-redes espanhola Sílvia.

Pouco depois, Ana Azevedo voltou a ficar isolada, a passe de Pisko, mas Sílvia voltou a levar a melhor.

Mas à terceira foi de vez. Contra-ataque de Portugal conduzido por Fifó que serve Ana Azevedo que faz, finalmente, inaugura o marcador em Gondomar.

A Espanha tenta responder à desvantagem, mas continua a ser Portugal a ficar mais perto do golo. Carla Vanessa ganha a bola no meio campo e remata rasteiro, para uma defesa de Sílvia com o pé direito.

A dois minutos do fim da primeira parte, Portugal chega ao segundo golo. Janice Silva é descoberta a partir de uma reposição lateral e serve Pisko que só teve de desviar para o fundo da baliza.

Contudo, quando parecia que Portugal ia com uma vantagem de dois golos para o intervalo, a Espanha reduz a diferença. Perda de bola na defesa de Portugal e Ale de Paz remata de primeira para o fundo das redes de Ana Catarina. A partida chega ao intervalo com 2-1 no resultado.

As duas equipas entraram na segunda parte com tudo. Primeiro foi Luci a rematar às malhas laterais da baliza portuguesa. Logo a seguir, Ana Azevedo surge isolada, mas o remate sai torto.

A dez minutos do final da partida, Portugal mantém a vantagem de 2-1 sobre a Espanha. As espanholas pressionam Portugal para chegar ao empate, mas a equipa de Luís Conceição aproveita os ataques rápidos para criar perigo. Exemplo máximo é o remate à trave de Inês Fernandes.

Mas se a portuguesa acertou na trave, a espanhola remata ao poste. A seleção espanhola descobre Mayte à entrada da área portuguesa que chuta rasteiro ao ferro.

A cinco minutos do fim surge o empate no jogo. Ale de Paz, depois de um primeiro remate defendido por Ana Catarina, bisa no encontro e empata a final.

A três minutos do fim, Cátia Morgado surge isolada pela esquerda, mas o remate sai ligeiramente ao lado.

No último minuto, foi a vez de Janice estar muito perto do golo. à entrada da área, a jogadora portuguesa remata ligeiramente ao lado. A seguir foi Ana Catarina a brilhar. Boa jogada das espanholas e Córdoba desvia ao segundo poste, mas a guarda-redes impediu o golo.

O jogo chegou ao fim com um empate a dois golos e a partida segue para prolongamento.

Já no início do prolongamento, Portugal tem a melhor oportunidade da partida. Janice Silva ganha a bola na defesa espanhola e serve Ana Azevedo que remata à barra.

Logo a seguir, a Espanha comete a quinta falta, o que leva Pisko para a marca dos dez metros, Sílvia consegue defender.

A Espanha respondeu com um golo. Depois de duas oportunidades seguidas, María Sanz surge à entrada da área e faz o 3-2 favorável às espanholas.

Logo no reinício do prolongamento, a Espanha comete nova falta, mas Portugal voltou a falhar nos dez metros. Desta vez foi Carla Vanessa.

Nova falta da Espanha e novo livre direto. Pisko volta a assumir e desta vez atira ao lado.

A três minutos do final, Luís Conceição lança guarda-redes avançada. E resultou. A um minuto e meio do fim, a equipa portuguesa constrói uma boa jogada finalizada pela guarda-redes avançada, Pisko. Novo empate na final.

A partida chega às grandes penalidades e as espanholas levaram a melhor. Por Portugal Carla Vanessa marcou, mas Ana Azevedo e Ana Pires falharam. Pela Espanha Peque, Romero, Mayte e Córdoba marcaram e levaram para casa o título europeu.

Cinco de Portugal: Ana Catarina, Carla Vanessa, Cátia Morgado, Ana Azevedo e Pisko

Cinco da Espanha: Sílvia, Dany, Mayte, Peque e Ana Luján

Suplentes de Portugal: Odete Rocha, Maria Pereira, Inês Fernandes, Fifó, Janice Silva, Sara Ferreira, Carolina Rocha, Carolina Pedreira e Ana Pires

Suplentes da Espanha: Marta, Noélia, Laura Córdoba, Ale de Paz, Luci, Amélia, Irene Samper, María Sanz e Irene Córdoba

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de