História e glória. Portugal é campeão do mundo de futsal

Pany Varela marcou os dois golos de Portugal, Claudino reduziu para 1-2 aos oito minutos da segunda parte. Portugal junta o título europeu ao mundial, que conquista pela primeira vez.

A seleção portuguesa de futsal sagrou-se este domingo pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.

Portugal chegou a deter uma vantagem de dois golos, graças ao 'bis' de Pany Varela, aos 15 e 28 minutos, mas a seleção sul-americana, que defendia o título mundial conquistado em 2016, na Colômbia, reduziu por Claudino, aos 28, e manteve a incerteza até ao fim.

Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.

Campeões europeus em 2018, na Eslovénia, a equipa das "quinas" defrontou o conjunto argentino, na Zalgiris Arena, em Kaunas, no jogo decisivo do Mundial de futsal de 2021, que se realizou na Lituânia desde 12 de setembro.

Antes, conseguida já a melhor prestação de sempre, superando o terceiro lugar da edição de 2000, na Guatemala, a equipa das "quinas" acabou por conquistar o primeiro título mundial, depois de também superar, no prolongamento e grandes penalidades, as congéneres da Sérvia, Espanha e Cazaquistão, na fase a eliminar.

Líder do Grupo C, com sete pontos, fruto de vitórias sobre a Tailândia (4-1) e Ilhas Salomão (7-1) e um empate com Marrocos (3-3), Portugal passou Sérvia (4-3) e Espanha (4-2), nos "oitavos" e "quartos", respetivamente, com dificuldade, tal como os cazaques, nas meias-finais, onde foi preciso ir às grandes penalidades (4-3, após 2-2 no tempo extra).

O derradeiro obstáculo foi a Argentina, que, na sequência de um inédito título em 2016, na Colômbia, tinha agora a oportunidade de revalidar o cetro, depois de vencer o Grupo F, com nove pontos, derrotando os Estados Unidos (11-0), a Sérvia (4-2) e o Irão (2-1).

Na fase a eliminar, a formação "albiceleste" ultrapassou o Paraguai, por 6-1, nos oitavos de final, a União de Futebol da Rússia (RFU), por 5-4, nas grandes penalidades, após 1-1 no prolongamento, nos quartos de final, e o Brasil, por 2-1, nas meias-finais.

Até agora, no histórico de confrontos, Portugal tinha vencido os argentinos uma vez, por 2-1, no Grande Prémio de 2010, somando um empate, no Mundialito de 2001 (2-2), e três desaires: no III Torneio Internacional da FIFA, em 1987 (4-3), na fase de grupos do Mundial de 2004, em Taiwan (1-0), e nas meias-finais do último Mundial, em 2016, na Colômbia (5-2).

O Brasil assegurou esta tarde o terceiro lugar do Mundial de futsal de 2021, ao vencer o Cazaquistão por 4-2.

Cinco da Argentina: Nicolas Sarmiento; Angel Claudino, Santiago Basile, Alan Brandi e Pablo Taborda.

Suplentes: Lucas Farach; Damian Stazzone, Lucas Bolo Alemany, Maximiliano Rescia, Leandro Cuzzolino, Cristian Borruto, Constantino Vaporaki, Andres Santos e Matias Edelstein

Cinco de Portugal: Bebé; João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho e Fábio Cecílio.

Suplentes: Vítor Hugo; André Coelho, Tomás Paçó, Afonso, Miguel Ângelo, Pany, Tiago Brito, Erick e Zicky

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de