


Para onde vão os votos de Jean-Luc Mélenchon?
Jean-Luc Mélenchon foi o segundo candidato mais votado em Paris, reuniu 30% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais, e ficou atrás de Emmanuel Macron, que soma 35% na capital francesa.

Nokia vai deixar a Rússia
A empresa finlandesa, que já tinha suspendido as entregas à Rússia no início de março, anuncia agora "que deixará o mercado russo".

OCDE deteta sinais de abrandamento na economia europeia em março
Nos primeiros dados a ter em conta os efeitos da guerra na Ucrânia, o declínio neste mês é significativo no Reino Unido, França ou Itália e um pouco menos pronunciado em Espanha ou na Alemanha.

Paris convoca embaixador russo após comentário "indecente" sobre Bucha
Em causa está uma mensagem no Twitter publicada pela embaixada russa, entretanto removida, intitulada "film set" [cenário de filmagens] em comentário a uma foto de uma multidão de jornalistas, sugerindo que os massacres de civis cometidos em Bucha foram uma encenação.

Zelensky critica "indecisão" dos europeus durante discurso no Parlamento irlandês
"Temos de convencer a Europa de que o petróleo russo não pode financiar a máquina de guerra russa", declarou o Presidente ucraniano.

Expulsão de diplomatas é "zumbido" para Putin. Europa tem de proibir compra de energia à Rússia
No Café Duplo da TSF, Miguel Poiares Maduro defende que só o fim das importações de petróleo e gás pode travar Vladimir Putin. Inês de Medeiros considera que a expulsão de pessoal diplomático mostra uma Europa unida contra o presidente russo.

Estados Unidos e México qualificados para o Mundial de 2022
O Mundial de 2022 realiza-se no Catar, de 21 de novembro a 18 de dezembro.

O Governo que resulta de uma remodelação que não aconteceu
O politólogo e historiador António Costa Pinto diz que o terceiro governo de Costa é mais político e antecipa uma centralização de poderes no primeiro-ministro.

Escassez. UE debate medidas para proteger sector agroalimentar
Bruxelas promete "uma resposta detalhada", nas "próximas semanas", sobre uma eventual escassez de produtos do setor agrícola.

Crise energética. Portugal, Espanha, Itália e Grécia exigem ação imediata da UE
António Costa participou numa reunião com os seus homólogos.

“Não estabeleço nenhuma equivalência: a Ucrânia é o agredido e a Rússia é o agressor”
Num mundo que fervilha, a diplomacia tornou-se mais imprescindível do que nunca. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, acredita que a solução política para a Ucrânia será a única duradoura e sublinha a necessidade de firmeza nas medidas de isolamento internacional da Rússia. Admite que as consequências económicas da guerra vão exigir novos recursos a nível europeu, ao mesmo tempo que afasta o risco de uma nova austeridade no plano interno.

Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027
Das 12 candidaturas originalmente apresentadas, Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo e Vila Real ficaram de fora.

Líderes dos 27 discutem esta quinta-feira em Versalhes guerra na Ucrânia e consequências
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão discutir formas de reduzir a dependência europeia do petróleo e do gás russo e como lidar com o aumento dos preços da energia.

Jovens ucranianos mobilizam-se para ajudar o país
Há doze dias, a invasão russa mudou por completo as expectativas de milhares de jovens ucranianos. Vsevolod Martseniuk estudava direito na universidade de Kharkiv e agora é ativista.

MNE russo acusa Zelensky de querer criar conflito entre NATO e Rússia
O chefe da diplomacia russa considera que o Presidente ucraniano não parece ouvir as declarações de Washington, Paris, Berlim e de outras capitais europeias quando avisam que a NATO não pretende interferir no conflito.

Bielorrússia no raio de ação das sanções da UE. Lista define "Indivíduos e entidades"
Bruxelas acrescenta todos os restantes membros da Duma à lista das sanções da UE.

Bolsas europeias afundam-se após ataque da Rússia à Ucrânia
Em Lisboa, o EuroStoxx 600 caía 2,97% para 440,40 pontos, o petróleo Brent cotava-se a 102,57 dólares por barril e o euro caía para 1,1255 dólares.

Líderes da UE dizem que Kremlin será "responsabilizado" pelos seus atos
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, adianta que a UE "vai pedir contas ao Kremlin". A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condena "veementemente o ataque injustificado da Rússia à Ucrânia".
