Em 1,4 milhões de vacinas administradas, foram registadas 127 reações adversas em crianças e jovensNo total, entre os 5 e os 11 anos de idade foram administradas até final de janeiro 305.888 vacinas e registados 57 casos de reações adversas e entre os 12-17 anos foram administradas um total de 1.130.446 vacinas e foram registadas 203 reações adversas.
Existe risco "muito raro" de miocardite e pericardite após a vacinação, admite EMAAté uma em cada dez mil pessoas vacinadas pode ser afetada por estas condições inflamatórias do coração, que apresentam sintomas como falta de ar, batimentos cardíacos irregulares e dores no peito.
EMA dá luz verde à vacinação de crianças dos 5 aos 11 anosAgência Europeia do Medicamento enviará de seguida o parecer do Comité de Medicamentos para Uso Humano à Comissão Europeia.
Autoridade de saúde francesa desaconselha vacina da Moderna para menores de 30 anosOs resultados do estudo francês confirmam que as vacinas Pfizer e sobretudo a Moderna aumentam o risco de as miocardites e a pericardites ocorrerem nos sete dias seguintes à vacinação, e mais frequentemente em homens com menos de 30 anos de idade.
Finlândia suspende vacina da Moderna para homens com menos de 30 anosEm causa está o risco de miocardites, que é mais elevado em "homens jovens" após a toma da segunda dose.
DGS "lançou a confusão". Associação de Neuromusculares critica impasse na vacinação dos jovensJoaquim Brites, da Associação Portuguesa de Neuromusculares, considera que a norma da DGS veio "lançar a confusão" entre os pais e os médicos.
"As crianças devem ser vacinadas e o mais rápido possível"Na opinião do presidente da Federação Mundial do Coração e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a DGS devia, rapidamente, avançar com a autorização para a vacinação de crianças.
Vacinas da Pfizer e da Moderna podem estar associadas a raras inflamações cardíacasForam estudados 145 casos de miocardite e 138 casos de pericardite, após inoculação com a vacina da Pfizer, e encontrados apenas 19 casos de cada inflamação, dos vacinados com a Moderna.