


"É pura ilusão pensar que construir muros resolve o problema do movimento dos migrantes"
Pelas linhas das mãos passam-lhe os dramas de milhares de migrantes. E não há luvas que amaciem as vidas que se perdem. Jurista e sócio fundador de uma das mais importantes sociedades de advogados portuguesas, antigo juiz do Tribunal Constitucional, militante socialista, ex-ministro da Presidência e da Defesa num dos governos de António Guterres, António Vitorino foi ainda comissário europeu com as pastas da Justiça e dos Assuntos Internos e é agora diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

"No que à água diz respeito, não estou preocupado com o futuro de Portugal"
Loic Fauchon está em Portugal para participar no Encontro Nacional das Entidades Gestoras da Água e Saneamento, que começa na terça-feira no Algarve. O presidente do Conselho Mundial da Água está preocupado com a falta de água no Sul da Península Ibérica. Ainda assim, nesta entrevista com a TSF, elogia o trabalho que Portugal tem feito para aproveitar os recursos.

"Para salvar o planeta é necessário repensar as cidades"
O livro "A missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas" analisa o papel das áreas urbanas nos problemas de sustentabilidade do planeta e traça estratégias.

Aliança global de cidades vence Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Projeto visa financiar iniciativas de apoio ao desenvolvimento sustentável em cidades da África subsariana.

Al-Qaeda. "Não demorará muito a que volte a ter capacidade de ameaça ao Ocidente"
A organização terrorista responsável pelos ataques de 11 de setembro, a Al-Qaeda, está hoje mais descentralizada e mais próxima das comunidades locais, procurando reinventar-se perante a emergência do Estado Islâmico, concluem especialistas.

Guarda Costeira da Tunísia faz maior resgate de migrantes do ano
Os migrantes são quase todos homens provenientes do Bangladesh, exceto três, que são egípcios. Entre os 267 migrantes resgatados estão também menores.

Maioria dos ciganos mandados parar pela polícia sentiu-se vítima de discriminação racial
Os dados compilados pela FRA revelam que na maioria dos países as pessoas de origem cigana ou povos nómadas são mandados parar pela polícia com mais frequência do que a generalidade da população.
