


Infeções pelo mpox baixaram quase 90% nos últimos meses, mas vírus continua a circular
Desde 3 de maio de 2022 até 28 de abril de 2023, foram confirmados 953 casos de infeção pelo vírus mpox em Portugal.

Santos Silva destaca empenho de Portugal em ampliar coligação que apoia Kiev
O presidente da Assembleia da República refere que o esforço de Portugal pretende "tornar claro que as fronteiras da Ucrânia são, hoje, as fronteiras da liberdade, da segurança e da paz de todo o mundo".

Cabo Verde e Angola são os lusófonos africanos que perderam liberdade de imprensa
Algumas das maiores quedas no índice da liberdade de imprensa ocorreram em África devido à "forte diminuição da segurança do pessoal dos meios de comunicação social".

Moçambique assume presidência do Conselho de Segurança da ONU com foco no combate ao terrorismo
O país foi eleito pela primeira vez para este organismo no início do ano e o Presidente Filipe Nyusi vai presidir a um debate sobre o combate ao terrorismo e extremismos.

OMS assinala redução "sustentada" dos contágios de mpox em todo o mundo
Organização já receber indicação de mais de 85 mil casos de infeção e de 92 mortes, mas em África há particular dificuldade em identificar casos.

"Criminalização de homossexuais é uma injustiça e um pecado"
Líder da Igreja Católica lembra que há dezenas de países que ainda criminalizam a homossexualidade e que, entre estes, há quem seja condenado à pena de morte.

Frente Polisário aprova retoma da luta armada contra Marrocos
Decisão representa o fim do cessar-fogo acordado em 1991.

"Temos de dar ainda mais força às nossas Forças Armadas"
Marcelo Rebelo de Sousa quer "prevenir e construir a paz" naquelas que são "as novas fronteiras de Portugal".

Zelensky critica "indecisão" dos europeus durante discurso no Parlamento irlandês
"Temos de convencer a Europa de que o petróleo russo não pode financiar a máquina de guerra russa", declarou o Presidente ucraniano.

"Sines não é um elefante branco, é um grande hub logístico, energético e tecnológico"
O Presidente da AICEP Global Parques revela investimentos em curso de 17 mil milhões para transformar Sines, incluindo um projeto dos Países Baixos e da Dinamarca de hidrogénio e amónia verde.

Autarca de Dnipro diz que invasão russa mostra "inoperância" do sistema de direito internacional
Governante ucraniano afirma que guerra provou "a inutilidade da ONU, da OSCE e da burocracia mundial que tem gasto milhares de milhões de dólares ao longo dos anos".

Zelensky exige a diplomatas mais armas para Kiev e sanções para Moscovo
O Presidente ucraniano avisou os diplomatas que se não forem bem-sucedidos "podem começar a procurar outro trabalho".

Viragem histórica no Saara Ocidental. Espanha apoia Marrocos e abre crise com a Argélia
Depois de 47 anos de neutralidade o governo de Pedro Sánchez decidiu posicionar-se a favor da solução proposta de Marrocos, à revelia do sócio de Governo e da oposição.

"Esperemos que não, mas poderemos ter que ir combater"
Francisco Proença Garcia, professor da Universidade Católica e do Instituto de Estudo Militares, reconhece que a guerra na Ucrânia já mudou muita coisa. Entra elas, mostrou que a guerra existe e está próxima.

Ameaças "não amedrontam". Exposição de Portugal à energia russa é "muito baixa"
Embora Portugal não esteja exposto a uma possível corte do gás e petróleo russos, o ministro dos Negócios Estrangeiros assinala que a Europa é "muito dependente" dos mesmos. Uma das soluções pode passar por aumentar as ligações de Portugal e Espanha ao resto do continente.

José Theotónio: "Uma guerra é sempre fator de grande incerteza"
Depois da pandemia, a invasão da Ucrânia pela Rússia volta a trazer incerteza também para o turismo, assim lamenta o CEO do Pestana Hotel Group, numa altura em que empresa decidiu aumentar a remuneração mínima dos colaboradores para 750 euros, acima do salário mínimo nacional e em que já recrutou 50% dos 800 colaboradores que precisa para enfrentar o próximo Verão, admitindo que pode dar trabalho a refugiados ucranianos.

Guterres denuncia "violações" de Moscovo e adverte que mundo enfrenta perigo
O secretário-geral da ONU considera que o reconhecimento da chamada "independência" das regiões de Donetsk e Lugansk "são violações da integridade territorial e soberania da Ucrânia".

Peritos da ONU alertam para aumento da intensidade e frequência dos incêndios
Estudo refere que "as mudanças climáticas causadas pela atividade humana, as mudanças no uso da terra e a má gestão da terra e das florestas fazem com que os incêndios florestais encontrem com mais frequência as condições certas para serem destrutivos".
