


Ferrovia 2020 não é afetado por falta de OE e mantém objetivo de conclusão até 2023
O Governo garantiu que o desenvolvimento do plano de investimentos na ferrovia "não será afetado pala falta de OE".

Governo vai falhar os prazos para as obras do programa Ferrovia 2020
É agora expectável que os trabalhos só venham a ser concluídos depois de 2023, incluindo da modernização das linhas de Cascais e do Douro. O Governo garante, contudo, que as verbas relativas ao plano Ferrovia 2020 serão utilizadas na íntegra nestes projetos.

Autarcas e agricultores respondem que túnel para devolver água ao Tejo "pode ser solução"
Em resposta ao ministro do Ambiente, o presidente da câmara de Vila Nova da Barquinha e o presidente da associação de agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação veem com bons olhos a proposta de João Pedro Matos Fernandes, mas lembram que ainda não foram divulgados os estudos para construção da barragem do Alvito.

Esperança de vida à nascença em Portugal aumentou para 81,06 anos
A esperança de vida à nascença para Portugal foi estimada em 78,07 anos para os homens e em 83,67 anos para as mulheres.

"Pare, escute e olhe" a aposta que a CP está a fazer nos comboios históricos
Tal como prometemos em julho, cá estamos de regresso aos carris para uma segunda temporada das crónicas "Próxima Estação". A volta pelos caminhos de ferro nacionais fez-se, numa primeira fase, pelas linhas da Beira Alta, Beira Baixa, Leste, Sul, Alentejo, Algarve e Oeste. Nesta segunda etapa, voltamos a pegar nos bilhetes e a embarcar mais a Norte, pelas linhas do Vouga, Minho, Douro, Norte, Braga e Guimarães. Aqui, tal como fizemos a Sul, inevitavelmente falaremos das centenas de quilómetros de vias desativadas. Não só perderemos o olhar na imensidão do Douro Património Mundial, que é possível apreciar embarcando no histórico comboio Miradouro (do qual falaremos atempadamente) como também recordaremos as quatro vias que do Douro ramificavam e que estão, toda elas, extintas: Tâmega (até Arco de Baúlhe), Corgo (até Chaves), Tua (até Bragança) e Sabor (até Miranda-Duas Igrejas). Assim estão: extintas, umas abandonadas, com património a ruir, outras "afogadas". Em 1968, Portugal tinha uma extensão de 3.592km de linhas de comboio. O país encolheu mais de mil quilómetros de ferrovia, em 52 anos.

Temperaturas sobem a partir deste domingo
Capitais de distrito devem ultrapassar os 30 ºC e o Alentejo pode chegar aos 40 ºC.

Depois de anos sem "dar cavaco" à ferrovia, Portugal quer voltar a apanhar comboio do investimento ferroviário
Portugal tem hoje, em quilómetros, uma extensão de ferrovia idêntica ao que tinha em 1893.

Entre Lagos e Tunes: "Esse lugar é meu, levante-se, por favor"
Lagos > Tunes > Lisboa (Alcântara Terra). Mochila às costas, bilhetes na mão, sentidos apurados, gravador preparado e embarcamos uma semana para uma viagem (inesquecível) de comboio. À janela, observamos o melhor e o pior das linhas de comboio portuguesas. Acertamos agulhas e tentamos perceber qual a "Próxima Estação" para a ferrovia nacional: o que vai evoluir o país com o plano ferroviário para 2030 e o que deixou para trás.

Números da Covid disparam, criança desaparecida em Proença-a-Velha e outros destaques TSF
O dia fica marcado pela cimeira entre os Estados Unidos e a Rússia, de onde saiu uma declaração conjunta de Joe Biden e Vladimir Putin sobre segurança estratégica.
