


"Ninguém é intocável no direito internacional penal"
Trabalha em Nuremberga, ao lado da sala 600, onde em 1946 se sentaram os nazis em julgamento. Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Londres, Anabela Alves participou no julgamento de Slobodan Milosevic, conhece em detalhe os meandros da investigação e da prova e assegura que ninguém é intocável no direito internacional penal. Acredita que em breve haverá detenções pelos crimes cometidos na Ucrânia e lamenta o facto de ser por culpa dos países ocidentais que não se vai mais longe na aplicação do crime de agressão.

"Temos de dar ainda mais força às nossas Forças Armadas"
Marcelo Rebelo de Sousa quer "prevenir e construir a paz" naquelas que são "as novas fronteiras de Portugal".

ACNUR afirma que refugiados ucranianos atingem os dois milhões
Desde a Segunda Guerra Mundial que não existia um movimento de refugiados deste tipo na Europa, nota o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Líder de Donetsk diz que situação no Donbass está "à beira de uma guerra"
Denís Pushilin respondeu afirmativamente quando questionado se a situação no Donbass está a aproximar-se de uma guerra em grande escala.

Borrell avisa Sérvia: "Não há lugar na Europa para negação de genocídios"
Alto Representante da UE para a Política Externa e de Segurança assinalou também que não há lugar para "declarações públicas de apoio" a negacionistas ou apoiantes de crimes de guerra.

Amnistia Internacional faz vigília à beira Tejo pelos refugiados que ficam às portas da Europa
A iniciativa pretende alertar para as falhas da Europa em conceder segurança aos refugiados.

"Luca, menino-soldado, falou pela primeira com verbos no futuro"
The Frontlines of Peace, de Séverine Autesserre, é um livro sobre pessoas e exemplos extraordinários de construção da paz, do Congo a Israel e Palestina, passando por Timor-Leste. Pessoas fazem a paz funcionar.

Portugal é o país da UE com menos novos casos diários por milhão de habitantes
Já em relação ao total de óbitos, Portugal aumentou ligeiramente na última semana de 0,17 para 0,21, igual à Finlândia e quatro centésimas acima da Dinamarca, que é o país com a média inferior.

Mais de 127,5 milhões de infetados por Covid-19 em todo o mundo
Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos.

Democracias na Europa "murcham" com a pandemia
A organização não-governamental Freedom House indica que a pandemia colocou sob "forte pressão" as democracias da Europa, a região com melhor desempenho no relatório anual da instituição.
