


UTAD revolucionou Trás-os-Montes a partir do 25 de Abril
Setores da agricultura, floresta e pecuária foram os mais beneficiados por vários projetos desenvolvidos pela academia que começou a funcionar, em Vila Real, em 1975.

Migas retemperadoras na Nacional 2
A terceira estrada mais extensa do mundo é portuguesa; tem 738,5 m de extensão e liga Chaves a Faro.

Ventura quer acabar com as portagens em Portugal
Em Mirandela, o líder do Chega defendeu ainda que o Orçamento do Estado deve ter, pelo menos, uma dotação de 2,5% para investir no Interior.

Líderes reencontram-se para debate nas rádios sem Rio e Ventura e depois retomam campanha
Rui Rio inicia em Bragança o quinto dia de campanha com uma ação de contacto com a população e comércio local, seguindo depois para uma ação semelhante em Vila Real. O debate, que será transmitido em simultâneo pela TSF, Antena 1 e Rádio Renascença, tem início marcado para as 09h00.

Chaves mostra balneário onde os romanos tratavam doenças e feridas
Equipamento conserva tanques e sistema hidráulico completamente funcionais. Pode ser visitado, gratuitamente, a partir desta terça-feira.

Ação popular contra portagens segue para o Supremo Tribunal Administrativo
Documento que reclama fim da cobrança das portagens da A24 e A25 foi entregue em julho e seguiu esta terça-feira para o Supremo Tribunal Administrativo.

ASAE fecha três estabelecimentos e multa 33 por incumprimento de regras da pandemia
A ASAE destaca como principais infrações "a falta de observância do dever de verificação, por parte dos responsáveis dos estabelecimentos, do certificado digital ou testes Covid-19 e a falta de observância, por parte dos clientes, do dever de apresentação e detenção de certificado digital".

UTAD criou a primeira Cátedra José Saramago de Portugal
Iniciativa é justificada pelos promotores com "uma ligação forte" de José Saramago à região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

"Temos uma participação minimalista no PRR"
Tem um cargo político sem o ser. Tem registadas quatro patentes, foi professor, reitor e líder do Conselho de Reitores. Eleito há um ano para liderar a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha assume que o atraso na reforma descentralizadora do Estado está a limitar a ação de proximidade das comissões, que se sentem com "uma bola de ferro amarrada aos pés".

Costa insiste que autarcas vão ter papel importante na aplicação da bazuca
Líder socialista garante que a aplicação dos fundos europeus não vai ser decidida apenas em Libsoa e destacou o peso dos mandatos autárquicos que se iniciam com as eleições do final de setembro.

Dos rebuçados doces da Régua ao amargo, "lesivo e fraudulento" fecho das linhas do Tâmega e do Corgo
Ainda há rebuçados da Régua e sabem ao mesmo, mas a realidade já não é a mesma coisa. Quando chego, pouco depois das 11h00, apenas Maria Leitão está sentada à entrada da estação. Já nem apregoa com antigamente. Está cansada. Vende rebuçados da Régua há mais de 40 anos e sempre a ver chegar e partir os comboios, agora só os da linha do Douro, mas até março de 2009 ainda via também, embora composições mais pequenas, a partir e a chegar da linha do Corgo. "Eles têm andado cheios", diz-nos, e a razão, mais do que pelos turistas (muitos) que chegam à Régua, reside no facto de muitas aldeias destas encostas do Douro não terem outro tipo de transporte para "se deslocarem ao médico ou para outros afazeres no Porto". É mesmo, segundo a vendedora, "a melhor forma de deslocação". Se à rapidez conjugarmos a vista, não devem restar muitas dúvidas. Ainda assim, o comboio inter-regional demora quase duas horas a ligar as duas cidades, embora a viagem se faça com grande conforto nas melhoradas carruagens Schindler, produzidas em 1940 e colocadas ao serviço entre 1949 e 1977 (sobre o MiraDouro havemos de falar na crónica de amanhã).

"Pare, escute e olhe" a aposta que a CP está a fazer nos comboios históricos
Tal como prometemos em julho, cá estamos de regresso aos carris para uma segunda temporada das crónicas "Próxima Estação". A volta pelos caminhos de ferro nacionais fez-se, numa primeira fase, pelas linhas da Beira Alta, Beira Baixa, Leste, Sul, Alentejo, Algarve e Oeste. Nesta segunda etapa, voltamos a pegar nos bilhetes e a embarcar mais a Norte, pelas linhas do Vouga, Minho, Douro, Norte, Braga e Guimarães. Aqui, tal como fizemos a Sul, inevitavelmente falaremos das centenas de quilómetros de vias desativadas. Não só perderemos o olhar na imensidão do Douro Património Mundial, que é possível apreciar embarcando no histórico comboio Miradouro (do qual falaremos atempadamente) como também recordaremos as quatro vias que do Douro ramificavam e que estão, toda elas, extintas: Tâmega (até Arco de Baúlhe), Corgo (até Chaves), Tua (até Bragança) e Sabor (até Miranda-Duas Igrejas). Assim estão: extintas, umas abandonadas, com património a ruir, outras "afogadas". Em 1968, Portugal tinha uma extensão de 3.592km de linhas de comboio. O país encolheu mais de mil quilómetros de ferrovia, em 52 anos.

Rio arranca esta quarta-feira pré-campanha a um mês das eleições
Rio terá esta quarta-feira quatro iniciativas de pré-campanha, na quinta outras quatro e na sexta-feira mais cinco.

Festival N2 está de regresso a Chaves
De 5 a 7 de agosto com Clã, David Fonseca ou Gisela João.

ASAE instaura 38 processos de contraordenação a restaurantes e bares em oito concelhos
Foi ainda determinada a suspensão de atividade de 11 estabelecimentos.

Há 116 concelhos em risco elevado ou muito elevado. Saiba quais são
Existem agora 55 concelhos em risco muito elevado e 61 em risco elevado. Nestes concelhos aplicam-se as medidas mais restritivas.

Medidas mais restritivas abrangem 6,6 milhões de pessoas em Portugal continental
Nos 90 concelhos de maior risco residem 6.654.288 pessoas, o que corresponde a 67,8% do total de 9.802.128 residentes em Portugal continental.

Número de concelhos com dever de recolhimento sobe. Saiba quais são
Nestes municípios aplica-se a medida de limitação da circulação na via pública, diariamente, entre as 23h00 e as 05h00. Na semana passada eram 50 concelhos, esta semana são 90.
