


"As pessoas estão perdidas." Médicos Sem Fronteiras alertam para guerra esquecida no Iémen
Fome, má nutrição, a quase inexistência de cuidados de saúde básicos, isolamento. É a descrição é da chefe de missão dos Médicos Sem Fronteiras no Iémen.

Amnistia Internacional alerta para desigualdades significativas na África do Sul
"O número de abandono escolar aumentou de 230 mil para 750 mil", salientou a secretária-geral da Amnistia Internacional na apresentação do relatório "O Estado dos Direitos Humanos no Mundo".

Alemanha diz que Ocidente vai responsabilizar Rússia "com todos os meios"
"Os tribunais vão decidir, mas para mim são crimes de guerra e crimes contra a humanidade", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha.

Washington vai enviar navios e caças aos Emirados Árabes Unidos
Destacamento segue-se a um telefonema entre o Secretário da Defesa dos EUA, o Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e o governante de facto do país.

Iémen: Aeroporto de Sana encerrado aos voos humanitários devido a ataques aéreos
A coligação liderada pelos sauditas afirmou ter lançado "ataques aéreos precisos e limitados visando alvos militares legítimos no aeroporto internacional de Sana".

Número mais alto de sempre: 274 milhões de pessoas vão precisar de ajuda humanitária em 2022
Serão necessários 36 mil milhões de euros para prestar ajuda, no decorrer do próximo ano, a 183 milhões de pessoas que necessitam de uma assistência urgente em 63 países.

Putin pronto a ajudar a resolver crise migratória entre a Bielorrússia e a Polónia
Putin insistiu que os países ocidentais são responsáveis pelas crises migratórias, pois eles próprios "criaram as condições para a deslocação de milhares e centenas de milhares de pessoas".

Polícia polaca alerta para novas entradas irregulares de migrantes no território
As autoridades militares da Polónia alertaram há dias para um aumento do número de migrantes do lado da Bielorrússia, incluindo crianças e mulheres.

ONU preocupada com fome em Angola. Risco mundial abrange 45 milhões de pessoas
Um novo máximo de 45 milhões de pessoas em 43 países estão à margem de uma situação de extrema escassez de comida e que "o mínimo impacto" pode ter consequências desastrosas.

Madagáscar: o primeiro sítio com fome causada pelas alterações climáticas
A quarta maior ilha do mundo é o primeiro lugar da Terra onde mais de um milhão de pessoas mal tem o que comer por causa das mudanças do clima. Com a COP 26 a decorrer em Glasgow, a TSF conversou com Arduino Mangoni , subdiretor do Programa Alimentar Mundial em Madagáscar.

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno
Crise alimentar no Afeganistão já é mais grave do que na Síria ou no Iémen. Apenas a República Democrática do Congo está numa situação mais desesperadora.

Mais de 10 mil crianças mortas ou feridas no Iémen durante o conflito
O Iémen é palco de uma guerra entre os rebeldes xiitas Huthis, apoiados pelo Irão, e o Governo, ajudado por uma coligação internacional liderada pela Arábia Saudita.

Dois ex-soldados alemães detidos por recrutamento de mercenários para o Iémen
Os detidos indicaram às autoridades judiciais que pretendiam "pacificar" a zona afetada pela guerra civil e forçar as negociações de paz entre os rebeldes houthis e o governo no exílio.

Pelo menos cinco mortos em atentado que visou responsáveis iemenitas
Segundo um balanço provisório, o atentado, que ainda não foi reivindicado, fez cinco mortos e 11 feridos.

Jorge Sampaio anuncia reforço de emergência de bolsas de estudos para jovens afegãs
O antigo Presidente da República sublinha que não se pode responder às crises humanitárias "ao sabor de modas e ignorá-las por razões de cansaço, enfado ou indiferença".

Israel diz que Irão terá bomba atómica dentro de dois meses
O primeiro-ministro israelita vai discutir na quinta-feira com o Presidente dos Estados Unidos a ameaça nuclear iraniana e propor soluções alternativas para o acordo nuclear.

Fação da Al-Qaida no Iémen felicita taliban pela tomada do poder
O grupo argumenta que a vitória dos taliban no Afeganistão significa "que a 'jihad' [guerra santa] e o combate representam os meios legítimos e reais, com base na 'sharia' (lei islâmica)".

As missões de Gustavo Carona
A primeira missão foi aos 28 anos, em Moçambique, e não parou mais. Sudão do Sul, República Democrática do Congo, Afeganistão, Síria, Iémen, por aí fora... 13 missões humanitárias, e a pandemia, que no último ano o confrontou com a missão que descreve como a mais difícil da sua vida. O médico intensivista e a mãe, professora reformada partilham o diário dos seus dias, marcados por vários combates e muitas lágrimas. Algumas são boas e bonitas, como a gardénia que acaba de crescer no jardim de Rosário Carona. Mãe e filho. Uma Questão de ADN.
