


MNE em Angola para preparar visita do primeiro-ministro em junho
A semana africana de João Gomes Cravinho, que inclui também visitas ao Ruanda e à Etiópia, termina em 5 de maio, data que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa em Adis Abeba.

Governo garante reforço da resposta para diminuir espera por vistos para angolanos
O ministro dos Negócios Estrangeiros reconheceu as queixas de esperas prolongadas para a emissão de vistos e frisou o reforço de recursos humanos, para acelerar o processo.

Costa inicia visita a Cabo Verde para mais uma cimeira entre os dois países
No plano político, Portugal e Cabo Verde têm relações políticas "estreitas e fortes".

D. José Cordeiro: afabilidade e inteligência
Nascido há 54 anos, em Vila Nova de Seles, a cerca de 400 kms de Luanda, o novo arcebispo primaz de Braga D. José Manuel Garcia Cordeiro tinha oito anos quando, no verão quente de 1975, se viu obrigado a regressar com a família à metrópole. Com a capital de Angola a arder e a guerra civil iminente, o pequeno José Manuel não teve outra alternativa que reiniciar a vida, deixando para trás o cheiro da terra quente e do sangue a clamar auto-determinação e independência.

Abelha provoca adiamento de voo da TAAG
Durante os procedimentos de descolagem verificou-se uma discrepância nas indicações de parâmetros de voo entre os instrumentos do comandante e do copiloto.

Selecionador português Marcos Antunes quer ajudar a desenvolver futsal em Angola
Com a cultura angolana "bem enraizada", o português vai aproveitar os próximos tempos para criar planos, estratégias e ouvir a comunidade angolana associada à modalidade.

Morreu o músico Armando Gama
O cantor e compositor tinha 67 anos.

Presidente angolano diz que vandalismo foi "ato de terror" para tornar o país ingovernável
João Lourenço elogiou a "contenção" da Polícia Nacional "naquele fatídico dia", bem como o comportamento "patriota, tolerante e responsável" das entidades diretamente lesadas.

UNITA condena vandalismo em Luanda e exorta Governo a resolver os problemas do povo
Luanda viveu momentos de caos nas primeiras horas da manhã.

MPLA repudia vandalismo em Luanda e condena "aproveitamento" de reivindicações de taxistas
O partido que está no poderhá 46 anos considera que houve "um condenável aproveitamento populista de uma reivindicação de parceiros do Estado".

"O povo entrar num comité do MPLA e vandalizar é algo de que não há memória"
Caso sério de descontentamento social. Uma greve de taxistas onde não há um sistema de transportes públicos estruturado, é, em si suficiente grave. "Todo o mundo é afetado pelos táxis. O centro da cidade está vazio"

"Proporções alarmantes." Confrontos e vandalismo na greve dos taxistas em Luanda
Estradas cortadas, enchentes nas paragens e atos de vandalismo e destruição marcaram as primeiras horas da paralisação dos taxistas na cidade de Luanda, com destaque para o distrito de Benfica onde foi incendiado o comité distrital do MPLA.

Greve dos taxistas em Angola envolta em notícias falsas vai mesmo para a frente
Afinal, há mesmo greve dos taxistas em Luanda e noutras seis províncias angolanas nesta segunda-feira. A paralisação esteve na base de convocatórias e notícias falsas.

Descendentes dos primeiros escravos da América reencontram-se com as origens em Angola
Primeiro africano a embarcar num navio negreiro com destino às plantações africanas partiu há quatro séculos.

Portugal entregou a Angola mais 477.600 doses de vacinas
O anúncio foi feito pelo Ministério dos Negócio Estrangeiros. Com este novo tranche, o total de vacinas enviadas para Angola ascende a quase um milhão e quatrocentas mil doses (1.397.600).

Diploma da eutanásia já chegou a Belém. Decisão de Marcelo "o mais rápido possível"
Marcelo explicou que a decisão está para breve, porque "não quer esgotar os dias" antes do encerramento do Parlamento.

Repatriar portugueses em Moçambique? MNE diz que "ainda não está programado"
Devido ao surgimento da nova variante da Covid-19, a Ómicron, foram suspensos os voos de e para Moçambique a partir de segunda-feira.

Bloco central? Marcelo já falou com Rio e agora a "escolha é dos portugueses"
A dois meses das eleições legislativas, e com as lideranças dos partidos definidas, Marcelo Rebelo de Sousa assume que "há tempo" para que cada português decida em quem votar. O Presidente da República rejeita fazer cenários de um "bloco central" ou "continuar tudo na mesma", e admite que já ligou a Rui Rio e a Paulo Rangel, depois da noite eleitoral social-democrata.
