


Alto-comissário da ONU chocado com destruição na Ucrânia após visita de seis dias
Os ucranianos estão a ajudar as autoridades do país na reconstrução das infraestruturas destruídas, mas Filippo Grandi pede aos doadores que continuem a entregar apoio.

Reportagem TSF. "Espero que regressem ou mergulhem fundo na Europa. Talvez em Portugal"
Mykolaiv é uma cidade cada vez mais deserta. Nas últimas horas, quase 20 mil pessoas deixaram a cidade. Os bombardeamentos russos aliados à falta de água fazem temer o pior. No mercado das flores, Konstantin, um homem de 36 anos, compra rosas para o aniversário da mulher.

Shakhtar Donetsk agradece ao Benfica envio de ajuda humanitária
Clue português enviou medicamentos, artigos de higiene pessoal, alimentos, água e bebidas.

Reportagem TSF. Cruz Vermelha pede corredores humanitários em Kherson
Nadia, uma mulher de 35 anos, para o carro junto ao primeiro posto de controlo das forças ucranianas, na estrada que liga Kherson a Bashtanka, Viaja com os dois filhos, de 9 e 14 anos. Parece desorientada, pede-nos ajuda para chegar até Odessa. A fita branca que traz pendurada no retrovisor do carro deixa perceber a origem: Kherson, a cidade mais a sul ocupada pelo exército de Moscovo. As autoridades russas obrigam os civis da cidade a utilizar uma fita nos carros e no braço, tal como os soldados russos, o que transforma os civis em potenciais alvos.

Suspeita de várias bombas de combustível viciadas, pormenores sobre Zelensky na AR e outros destaques TSF
Num caso detetado em Vila Pouca de Aguiar, a Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal da ASAE verificou que antes de o consumidor pressionar o manípulo para abastecer o veículo, a bomba de combustível já estava a cobrar 1,65 euros.

Moscovo acusa Kiev de planear atacar igrejas durante Páscoa ortodoxa
Mais de 70 grupos móveis em veículos todo-o-terreno, equipados com morteiros, foram preparados para "invadir templos e igrejas ortodoxas na noite de Páscoa e culpar os militares russos".

Rússia intensifica ataques no Sul e no Leste da Ucrânia
A informação foi anunciada pelo Ministério da Defesa russo, que adiantou que alguns dos pontos de concentração e equipamento militar destruídos estavam perto de Mykolaiv, Barvenkovo, na região de Kharkiv, Popasna, na região de Lugansk, e Yampol e Kramatorsk, na região de Donetsk.

Reportagem TSF: "Já não é seguro estar aqui." Mykolaiv bombardeada três vezes num dia
É o presidente da câmara, Oleksandr Syenkevych, quem o reconhece: a cidade deixou de ser um abrigo aceitável para quem ainda não saiu dela. O conselho é o de que o façam.

Onze civis mortos, incluindo uma criança, em novos ataques à região de Kharkiv
Os bombardeamentos das tropas russas provocaram 11 mortos civis (incluindo um rapaz de 7 anos) e outros 14 civis ficaram feridos, revelou o responsável pela Administração Militar Regional.

"Dispararam todo o tipo de artilharia sobre nós. Não sei como fazer, mas não podemos ficar aqui"
"Fizeram uma 'limpeza' e mataram os militares russos que ainda tinham sobrevivido. Penso que foram cerca de 300 soldados russos." Ludmila, uma mulher com cerca de 60 anos relata, nervosa, que depois da vitória na batalha de Kyselivka, uma aldeia localizada a 50 quilómetros a leste de Mykolaiv, as tropas ucranianas passaram a zona a "pente fino".

"Estarei cá quatro anos e seis meses", preço dos combustíveis desce e outros destaques TSF
Descida do ISP vai traduzir-se numa quebra de 16 cêntimos nos preços da gasolina e do gasóleo.

Zelensky aceita discursar na Assembleia da República, Kiev pede "armas, armas e armas" e outros destaques TSF
Entre os temas em destaque esta quinta-feira está o programa do Governo para os próximos quatro anos e meio, que vai começar a ser discutido no Parlamento. André Silva, Isabel Galriça Neto e Ricardo Paes Mamede criticam a falta de respostas para travar a inflação.

Dez civis morreram e outros 46 ficaram feridos em bombardeamentos em Mykolaiv
O presidente da Câmara Municipal de Mykolaiv indica que as forças russas usou bombas de fragmentação.

Reportagem TSF: "Ficamos até o fim." Mykolaiv não se rende e desafia as bombas russas
A cidade portuária do sul da Ucrânia esteve sempre ligada ao mar e à indústria naval desde a sua fundação, em 1789, por Grigory Potemkin, príncipe do império russo, a partir de onde foi criando a sua temível frota de navios de guerra que controlavam o Mar Negro.

Corredores de Mariupol e Lugansk reabrem para retirar cidadãos
Durante esta manhã, 15 autocarros já conseguiram partir de Mariupol para Zaporizhia e está previsto que avancem mais sete para transferir os cidadãos para a cidade de Mangush.

Ucrânia denuncia que 11 dirigentes locais continuam em cativeiro
Autarcas e governadores locais ucranianos têm sido alvo de Moscovo.

Doze mortos e 33 feridos em novo balanço de ataque em Mykolaiv
"Os habitantes de Mykolaiv não representam qualquer ameaça à Rússia", afirma Volodymyr Zelensky.

Zelensky classifica ataques russos a Mariupol como "crimes contra a humanidade"
O presidente ucraniano pediu aos países que digam "não" ao petróleo russo e acusou o país vizinho de lançar "milhares de mísseis mortais".
