


Heroína apreendida em Moçambique indicia insurgentes como traficantes
A província de Cabo Delgado é apontada por vários relatórios internacionais como um corredor de heroína oriunda da Ásia com destino, sobretudo, à Europa e EUA.

Cruz Vermelha acredita que província de Cabo Delgado está mais segura
Dominik Stillhart, o diretor de operações da organização, confessa, em declarações à TSF, uma imensa preocupação.

EUA "prontos" para apoiar reconstrução em pontos devastados pelo conflito em Cabo Delgado
Foram entregues 60 mil kits de material diverso para apoiar 20 mil famílias vítimas do terrorismo.

Usadas como "escudo humano". Governo moçambicano acusado de impedir pessoas de fugir de Cabo Delgado
A HRW tem documentado abusos por parte das forças de segurança governamentais, incluindo a restrição do movimento das pessoas e o espancamento e maus tratos.

Presidência Portuguesa: Influenciar global. Ouvir local. Agir universal
Tem sido unânime a avaliação "globalmente positiva" da presidência portuguesa do Conselho da Europa. Como tudo, há coisas que correram bem e outras nem tanto...

Cabo Delgado é "a pior guerra" desde a independência de Moçambique
A opinião é do porta-voz da diocese de Pemba, a capital de Cabo Delgado. Passam, esta quinta-feira, três meses sobre o ataque à vila de Palma e a "situação não está controlada".

Residentes de Palma continuam a fugir da violência
Três meses depois do ataque a Palma, em Cabo Delgado, norte de Moçambique, continuam a ser milhares os que fogem da região por causa da violência. São deslocados que procuram refúgio noutras áreas como Pemba e Negomano, na fronteira com a Tanzânia.

Nova vaga de fuga em Moçambique. Mais de 5 mil deslocados chegam a Pemba numa semana
Milhares de pessoas estão a fugir dos ataques pelos próprios meios, com dezenas de embarcações a chegar nos últimos dias às praias de Pemba.

"Um apoio que permite acalmar necessidades urgentes" em Moçambique
Portugal disponibilizou 250 mil euros para ajudar organizações não-governamentais no terreno face ao agravamento da situação humanitária em Cabo Delgado, Moçambique.

Ataques em Cabo Delgado. Governo anuncia missão diplomática à cidade moçambicana de Pemba
O diplomata António Costa Moura irá realizar esta visita entre segunda-feira e quarta-feira da próxima semana.

Perto de 11.000 pessoas necessitam de ajuda "urgente" em Afungi
Dos 1.452 agregados familiares deslocados em Quitunda, cerca de um terço dorme ao relento. Há registo de vários casos de vulnerabilidade, tais como grávidas, mães em fase de aleitamento, crianças desacompanhadas, idosos e deficientes.

Organização Internacional das Migrações diz que quase 19 mil pessoas fugiram de Palma
Do total de deslocados, 43% são crianças e 31% mulheres, pessoas que chegaram desde 24 de março aos distritos de Nangade, Mueda, Montepuez e Pemba.

Governo moçambicano precisa de 94 milhões de euros para plano de gestão de deslocados
O valor vai servir para melhorar as condições de alimentação, abrigo e educação, bem como relançar o setor privado e incentivar pequenas atividades para geração de rendimento nas populações deslocadas.

Consultora avisa para risco de novo ataque a Pemba e tentativa de recuperar Palma
A Pangeas-Risk analisa que "mais ataques a Palma devem ser esperados nas próximas semanas, já que os insurgentes procuram recuperar o controlo do território e estender o seu controlo a norte de Mocímboa da Praia".
!["Há muitas mães a chorar pelo desaparecimento [delas]"](https://static.globalnoticias.pt/tsf/image.jpg?brand=TSF&type=generate&guid=7f8e35bd-fe75-4605-a8c0-6de2d14c924e&w=320&h=180&t=20210407074658)
"Há muitas mães a chorar." Padre alerta para recrutamento de crianças pelos insurgentes em Moçambique
Latifo Fonseca alerta que os insurgentes podem estar a usar as crianças, a entrar na idade da adolescência, doutrinando-as em práticas extremistas e de violência armada, tirando partido das suas "habilidades e inteligência fresca".

Pelo menos 11 mil pessoas fugiram de vila moçambicana Palma após ataque
Mil pessoas deslocadas que tentaram fugir para a vizinha Tanzânia em busca de asilo não foram autorizadas a atravessar a fronteira.

Relatório de segurança aponta que é provável novo ataque a Pemba dentro de seis meses
Um relatório da consultora de segurança IHS Markit refere que "é muito provável que (o ataque a Palma) tenha exigido mais planeamento e um maior número de combatentes do que em ataques anteriores, demonstrando maior capacidade".

Imagens inéditas mostram o rasto de destruição deixado pelos terroristas na vila de Palma
Com a ajuda do Exército moçambicano, a Sky News conseguiu entrar na região atacada por jihadistas islâmicos no final de março.
