


"Indemnizações? Seguimos a lei. Os responsáveis são os que cometeram os abusos"
D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa é o convidado desta semana da entrevista TSF/JN.

Papa pede bondade para com os refugiados
Papa Francisco usou a visita de dois dias a Malta para dirigir o seu apelo a que a Europa acolha migrantes e refugiados.

Papa admite que visita a Kiev está "em cima da mesa"
Tanto o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como o autarca de Kiev, Vitali Klitschko, convidaram o chefe da Igreja Católica a visitar o país.

Igreja Católica autoriza 33 sacerdotes a exorcizar população da Venezuela
Esta autorização foi dada com o objetivo de formar sacerdotes "capazes de identificar pessoas possuídas por espíritos malignos" e que "saibam como os expulsar e afastem as práticas do ocultismo".

Marcelo desloca-se a Fátima na sexta-feira para participar no "apelo à paz universal"
Na sexta-feira, a Rússia e a Ucrânia vão ser consagrados ao Imaculado Coração de Maria, durante a Celebração da Penitência. "Uma consagração pela paz e um apelo à paz universal", considerou o Presidente da República.

Bruxelas acolhe cimeiras da NATO, G7 e UE um mês após início da guerra
Joe Biden participará nas três cimeiras, tornando-se o primeiro chefe de Estado norte-americano a marcar presença fisicamente num Conselho Europeu. Portugal estará representado na cimeira da NATO e no Conselho Europeu pelo primeiro-ministro, António Costa.

Crise energética. Portugal, Espanha, Itália e Grécia exigem ação imediata da UE
António Costa participou numa reunião com os seus homólogos.

Joe Biden e Xi Jinping conversam sobre guerra na Ucrânia esta sexta-feira
Os dois líderes vão conversar por telefone sobre temas ligados ao conflito e que devem incluir questões de "concorrência".

Reportagem TSF. Dois mortos e 12 feridos em ataque a edifício residencial no norte de Kiev
Ouça a reportagem do enviado especial da TSF a Kiev, Pedro Cruz, no local do ataque. O prédio foi atingido "por fogo de artilharia".

New York Times diz que Rússia pediu ajuda militar à China. Pequim acusa EUA de "desinformação"
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China refere que os Estados Unidos estão a "espalhar desinformação" sobre o papel da China na guerra da Ucrânia.

Novo bispo de Leiria-Fátima defende que a Igreja "vive num tempo novo"
Bispo sublinhou que chega à sua nova diocese "com muita liberdade, disponibilidade e esperança".

"Não é apenas uma operação militar, mas de guerra." Papa apela a assistência aos ucranianos
O papa Francisco sublinhou a necessidade de "verdadeiros corredores humanitários" para que chegue ajuda à população ucraniana.

Ambições e argumentos de Putin, avanço russo na Ucrânia e outros destaques TSF
Vladimir Putin diz que não tinha outra forma de defender a Rússia que não fosse o ataque à Ucrânia. Biden defende que as ambições do homólogo russo passam por restabelecer a União Soviética.

Empate olímpico em Roma. Igualdade frente à Lazio garante oitavos da Liga Europa ao FC Porto
Depois do 2-1 no Estádio do Dragão, na primeira mão, os dragões conseguiram um empate em Roma e avançam na competição. Veja os golos.

Sérgio Conceição desvaloriza vantagem sobre Lazio e quer vitória em Roma
O FC Porto vai a Roma com uma vantagem de um golo conseguida na primeira mão da eliminatória.

Treinador da Lazio considera FC Porto "difícil, não impossível", e elogia Jovane
Os dragões venceram a primeira mão por 2-1, na cidade do Porto.

Jorge Silva acredita que Immobile "vai fazer muita falta à Lazio" frente ao FC Porto
Em Roma, a figura de Maurizio Sarri ainda divide os adeptos da Lazio. A TSF falou com o central português Jorge Silva, que ainda aguarda uma oportunidade na equipa da equipa romana. Unânime só o respeito por Sérgio Conceição, campeão em Itália no último título nacional da Lazio.

D. José Cordeiro: afabilidade e inteligência
Nascido há 54 anos, em Vila Nova de Seles, a cerca de 400 kms de Luanda, o novo arcebispo primaz de Braga D. José Manuel Garcia Cordeiro tinha oito anos quando, no verão quente de 1975, se viu obrigado a regressar com a família à metrópole. Com a capital de Angola a arder e a guerra civil iminente, o pequeno José Manuel não teve outra alternativa que reiniciar a vida, deixando para trás o cheiro da terra quente e do sangue a clamar auto-determinação e independência.
