


MNE em Angola para preparar visita do primeiro-ministro em junho
A semana africana de João Gomes Cravinho, que inclui também visitas ao Ruanda e à Etiópia, termina em 5 de maio, data que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa em Adis Abeba.

Portugueses que quiseram sair do Sudão "já estão fora do país"
Há dois cidadãos que continuam em território sudanês: um por opção própria, outro que espera uma deslocação das Nações Unidas.

Papa pede bondade para com os refugiados
Papa Francisco usou a visita de dois dias a Malta para dirigir o seu apelo a que a Europa acolha migrantes e refugiados.

EUA comparam mortes de civis pelos russos com assassínio de judeus pelos nazis
Secretário de Estado norte-americano afirmou que nunca as "verdades inquietantes" e "lições" de visitas àquele lugar lhe pareceram "tão urgentes" como agora.

"É razoável trabalhar para os 50% das exportações no PIB em três ou quatro anos"
Na semana em que a Rússia invadiu a Ucrânia, o Presidente da AICEP sublinha que "a Europa tem de ter independência energética".

Receita para um futuro longe da guerra
Um curso de cozinha tenta ajudar refugiados e imigrantes a construírem uma nova vida. As aulas práticas começaram esta semana.

Chefes de diplomacia da UE discutem escalada militar russa na Ucrânia com os EUA
A videoconferência ocorre numa altura em que permanece a séria ameaça de um ataque russo, apesar de todos os esforços que estão a ser feitos no plano diplomático, designadamente através dos Estados Unidos, o interlocutor com o qual Moscovo aceitou dialogar.

Human Rights Watch alerta para o perigo que corre a democracia brasileira
A organização de defesa dos direitos humanos acredita que Jair Bolsonaro pode seguir o exemplo de Donald Trump, tentando manter-se no poder a qualquer preço.

Forças de segurança do Sudão disparam gás lacrimogéneo contra milhares de manifestantes
Depois de 53 pessoas terem morrido e centenas terem ficado feridas desde o golpe do general, o país assistiu a outro pico de violência na quinta-feira, quando cinco manifestantes, exigindo o poder civil no Sudão, foram mortos a tiro.

"É pura ilusão pensar que construir muros resolve o problema do movimento dos migrantes"
Pelas linhas das mãos passam-lhe os dramas de milhares de migrantes. E não há luvas que amaciem as vidas que se perdem. Jurista e sócio fundador de uma das mais importantes sociedades de advogados portuguesas, antigo juiz do Tribunal Constitucional, militante socialista, ex-ministro da Presidência e da Defesa num dos governos de António Guterres, António Vitorino foi ainda comissário europeu com as pastas da Justiça e dos Assuntos Internos e é agora diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Forças de segurança do Sudão disparam gás lacrimogéneo contra opositores
Milhares de sudaneses estão nas ruas em protesto contra o golpe militar de 25 de outubro. O anúncio destas manifestações levou as forças de segurança a mobilizarem-se para isolar a capital dos subúrbios. As pontes que ligam Cartum a outras cidades nas redondezas, através do rio Nilo, estão bloqueadas, e a internet também está cortada. O objetivo é evitar a transmissão de imagens dos protestos, através das redes sociais.

Militares levantam prisão domiciliária do primeiro-ministro do Sudão
Hamdok terá que assinar o pacto para o seu retorno à frente do Governo, ao lado do general Al-Burhan, chefe do exército e autor do golpe, até ao final do dia de hoje.

Chefe da delegação da Al-Jazeera no Sudão detido por forças de segurança
A Al-Jazeera não avançou detalhes sobre a detenção da al-Kabbashi e também não foi ainda possível contactar as autoridades sudanesas.

Governo garante que portugueses que se encontram no Sudão estão "bem"
Os cidadãos portugueses no país, onde esta semana se deu um golpe militar, foram aconselhados a evitar sair à rua.

Manifestantes bloqueiam estradas na capital do Sudão
Pelo menos quatro pessoas foram mortas e mais de 80 feridas, depois de as forças de segurança terem aberto fogo sobre os manifestantes, adianta o Comité dos Médicos Sudaneses.

Conselho de Segurança da ONU reúne de urgência para discutir golpe de Estado no Sudão
A sessão foi solicitada por seis países ocidentais, Reino Unido, Irlanda, Noruega, Estados Unidos da América, Estónia e França.

Pesqueiro com 686 migrantes atracou em Lampedusa
É um dos maiores desembarques na ilha nos últimos anos.

Detidos todos os envolvidos na tentativa de golpe de Estado no Sudão
A tentativa de golpe de Estado teve como alvo o Governo de transição sudanês estabelecido após a queda do Presidente Omar al-Bashir, em março de 2019.
