


Coronavírus perde capacidade de infetar em minutos, Vizela-FC Porto vai jogar-se e outros destaques TSF
Também em destaque na manhã desta quarta-feira esteve a organização Apopo, que desenvolveu um treino único no mundo capaz de fazer com que ratos gigantes da Tanzânia detetem minas e explosivos.

Treino único no mundo. ONG usa rato gigante da Tanzânia para detetar minas
Morreu aos oito anos, o rato Magawa, um dos embaixadores da organização Apopo. Em vida, ajudou a salvar vidas humanas. O presidente da organização explica à TSF que a deteção de minas é realizada pelo "rato gigante da Tanzânia", que é treinado durante quase um ano. A ideia da Apopo nasceu na Bélgica, mas a sede fica na Tanzânia, estando também presente em países como Angola, Moçambique e Camboja.

Morreu rato premiado que detetava minas no Camboja
O rato era com a sua comida favorita, bananas e amendoins. Para detetar TNT em explosivos, a APOPO ensinou-o a arranhar o chão para sinalizar a sua presença aos humanos.

Seiscentas mulheres estão desaparecidas em Moçambique. Outras foram vendidas por 550 euros
As vítimas de Cabo Delgado terão servido a rebeldes para fornecer redes de tráfico de mulheres que se estendem da Europa ao Golfo Pérsico.

Os raros glaciares africanos deverão desaparecer nas próximas duas décadas
No ano passado, o continente africano aqueceu mais rapidamente do que a média global de terra e mar juntos. O ano 2020 posiciona-se entre o terceiro e oitavo ano mais quente de sempre no continente

Pelo menos 11 mil pessoas fugiram de vila moçambicana Palma após ataque
Mil pessoas deslocadas que tentaram fugir para a vizinha Tanzânia em busca de asilo não foram autorizadas a atravessar a fronteira.

Relatório de segurança aponta que é provável novo ataque a Pemba dentro de seis meses
Um relatório da consultora de segurança IHS Markit refere que "é muito provável que (o ataque a Palma) tenha exigido mais planeamento e um maior número de combatentes do que em ataques anteriores, demonstrando maior capacidade".

Cientistas sul-africanos encontram variante "mais transmissível" em Angola
Nova variante foi descoberta em março em três cidadãos tanzanianos, em Angola.

Presidente Nyusi diz que ataque a Palma "não foi maior do que tantos outros"
"Não percamos o foco, não fiquemos atrapalhados, vamos abordar o inimigo como temos estado a fazer, com alguma contundência, como as Forças de Defesa e Segurança estão a fazer", apela Filipe Nyusi.

Condições meteorológicas e dificuldades técnicas atrasam barco com mais de mil deslocados rumo a Pemba
A viagem em alto mar está a ser dificultada pela tempestade no percurso de 200 a 300 quilómetros até Pemba, capital provincial, a par de dificuldades técnicas.

Governo de Maputo sabia que vila de Palma ia ser atacada e nada fez, acusa ativista
Ataque à vila de Palma reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico que provocou centenas de mortes podia ter sido evitado, afirma Jasmine Opperman.

Navio com mil deslocados da vila moçambicana de Palma ruma a Pemba
Os feridos têm sido transportados por via aérea para Pemba, encontrando-se, entre eles, mulheres em trabalho de parto, adultos e crianças alvejadas, entre outros ferimentos.

Primeiros elementos do contingente português partem para Moçambique na primeira quinzena de abril
O Ministério da Defesa destacou 60 militares para um contingente de "forças especiais" que atuará em Moçambique, auxiliando pela via da formação e preparação o país africano no combate ao terrorismo.

Pemba continua a receber pessoas em fuga. Pode haver mais a caminho
Embarcações que chegaram à cidade ainda não trouxeram população. Todos os que têm chegado são trabalhadores de empresas ligadas a projetos de gás na bacia do rio Rovuma.

Estado Islâmico reivindica controlo de Palma
Vila que acolhe grandes projetos de gás no norte de Moçambique foi atacada na quarta-feira.
