


EUA comparam mortes de civis pelos russos com assassínio de judeus pelos nazis
Secretário de Estado norte-americano afirmou que nunca as "verdades inquietantes" e "lições" de visitas àquele lugar lhe pareceram "tão urgentes" como agora.

Presidente do COI apela ao acesso de todos os países a vacinas
No encerramento dos Jogos, Thomas Bach pediu à comunidade internacional que trabalhe de forma a que todos os países "tenham acesso igual a vacinas", invocando a "solidariedade do espírito olímpico".

Sob turbilhão diplomático, Jogos Olímpicos de Inverno arrancam esta sexta-feira em Pequim
A prova vai ficar marcada pelo boicote de vários países, como por exemplo, Estados Unidos, Japão, Austrália, Reino Unido, à cerimónia de abertura. Portugal estará representado por três atletas.

Guterres vai estar na cerimónia de abertura dos Jogos de Inverno em Pequim
O porta-voz do secretário-geral da ONU não confirmou se o tema dos direitos humanos na China vai ser discutido durante a visita.

Human Rights Watch critica Guterres por presença na abertura dos Jogos de Inverno na China
A Human Rights Watch pede à comunidade internacional que se junte num boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e lamenta que António Guterres não dedique uma palavra às repressões e abusos dos direitos humanos levados a cabo no país. Pelo contrário, o secretário-geral da ONU tem na agenda a abertura dos Jogos de Inverno.

Joe Biden assina lei contra importação de produtos fabricados por uigures
A lei "impõe sanções sobre indivíduos estrangeiros responsáveis por trabalho forçado na região", numa ação dos EUA contra o que consideram ser "o genocídio e os crimes contra a humanidade" aplicados em específico pela China contra a minoria étnica dos uigures.

Putin e Xi elogiam relações Rússia-China em momento de tensão com o Ocidente
Presidentes sublinharam que as relações entre as duas nações são "um exemplo adequado de cooperação interestatal no século XXI".

EUA anunciam boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim
O anúncio foi feito pela porta-voz da Casa Branca.

China critica ameaça de boicote diplomático dos EUA aos Jogos Olímpicos de Inverno
Várias organizações de direitos humanos acusam Pequim de ter aprisionado pelo menos um milhão de muçulmanos em Xinjiang em "campos de reeducação".

MNE chinês viaja para o Qatar para se reunir com talibãs
Pequim mantém a sua embaixada no Afeganistão operacional, enquanto espera que os talibãs formem um governo "islâmico, mas aberto e inclusivo".

Eurodeputada Isabel Santos acusa China de usar pandemia para suprimir liberdades em Macau
Isabel Santos introduziu recentemente a questão da Região Administrativa Especial de Macau, durante o debate da nova estratégia UE-China.

Macron diz que G7 "não é um clube hostil à China"
Presidente francês disse que o G7 é um "grupo de democracias" que quer "trabalhar com a China em todas as questões globais".

Acesso a vacinas e recuperação pós-pandemia no topo da agenda da cimeira do G7
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que vai apelar aos restantes líderes para unirem esforços para ajudar a vacinar o mundo inteiro contra a covid-19 até ao final de 2022.

Líderes muçulmanos na China recusam acusações sobre abusos contra uigures
Organizações não-governamentais estimam que a China mantém detidos quase um milhão de membros da minoria étnica em campos de doutrinação política, em Xinjiang.

China condena dois ex-funcionários do Estado à pena de morte por separatismo
As detenções fazem parte de uma campanha contra o que Pequim designa de "funcionários de duas caras".

H&M expulsa de plataformas online chinesas depois de deixar de usar algodão de Xinjiang
A retaliação surge depois de a marca de vestuário sueca ter deixado de usar algodão de Xinjiang.

Coreia do Norte alertou que não mudará de posição em relação aos EUA e à sua "política hostil"
Pyongyang deixa o alerta, válido a menos "que os Estados Unidos acabem com a sua política hostil em relação à República Popular Democrática da Coreia".

Secretários norte-americanos chegam à Ásia para reforçar laços contra a China
O novo Executivo norte-americano já deixou claro que quer reformular as relações com o resto do mundo, e especialmente com os seus aliados tradicionais.
