Morreu o cineasta Lauro AntónioO realizador de filmes como "Manhã Submersa" e "O Vestido Cor de Fogo" era também crítico de cinema, professor e diretor de festivais.
Cinco filmes de realizadoras portuguesas chegam em 2022 à NetflixOs filmes foram escolhidos por Carla Chambel (vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Fátima Ribeiro (argumentista), Isadora Laban (Netflix Portugal e Espanha) e Tota Alves (argumentista).
"A Metamorfose dos Pássaros" é o candidato de Portugal aos ÓscaresA realizadora mostra surpresa perante esta seleção. O filme de Catarina Vasconcelos está, atualmente, em exibição nos cinemas portugueses.
Seis filmes pré-selecionados para candidatura de Portugal a nomeação aos ÓscaresSão eles "A metamorfose dos pássaros", de Catarina Vasconcelos, "Nunca nada aconteceu", de Gonçalo Galvão Teles, "O som que desce da terra", de Sérgio Graciano, "Sombra", de Bruno Gascon, "Terra Nova", de Artur Ribeiro, e "O último banho", de David Bonneville.
Filmes "Listen" e "Mosquito" os mais distinguidos nos prémios de cinema SophiaPor outro lado, "Amor Fati", de Cláudia Varejão, foi considerado o melhor documentário em longa-metragem e "Terranova", de Joaquim Leitão, a melhor série televisiva.
Academia Portuguesa de Cinema e Netflix unem-se para promover obras de mulheres cineastasDos filmes recebidos, serão selecionados até cinco, "para licenciar e exibir na Netflix", em todo o mundo. As cineastas receberão ainda "uma dotação monetária no valor de 15.000 euros".