Cerca de 75% dos internados infetados foram hospitalizados por consequência direta da Covid-19DGS admitiu que, com os elevados níveis de infeção registados na população e a menor gravidade da variante Ómicron, "é provável que este valor venha a reduzir-se".
Risco de internamento com a variante Ómicron é 75% menor do que com a DeltaEstudo foi realizado em pessoas residentes em Portugal. A DGS e o INSA concluíram que em cada 100 pessoas internadas e infetadas com a variante Delta, apenas 25 seriam hospitalizadas em caso de infeção com a Ómicron, "independentemente da idade, do sexo, do estado vacinal e de se ter tido uma infeção anterior".
Número de diabéticos tratados diminuiu, mas custos de tratamento aumentaramO número de diabéticos tratados em hospitais em regime de internamento e ambulatório caiu 14,5% e 12%, respetivamente, com tal resultado a dever-se, entre várias possíveis razões, à "concentração dos hospitais nos doentes Covid".
Regime para urgências prevê mais 50% de remuneração acima de 500 horas suplementaresMédicos que estejam, ao abrigo da lei, dispensados de fazer trabalho noturno ou de urgência, podem pedir a suspensão desse direito no próximo ano.
Saldo negativo entre aposentações e entradas de médicos de família deve inverter em 2023A Administração Central do Sistema de Saúde afirma que está a feito um esforço para a abertura de postos para formação especializada.
Assistência no SNS recupera níveis pré-pandemiaEste ano, até agosto, foram realizadas 24 milhões de consultas, "o que representa um aumento de 19,7% em relação a igual período de 2020 e um acréscimo de 14,5% em comparação com o período homólogo de 2019".
Apenas 0,3% das pessoas com vacinação completa foram infetadasA Direção-Geral da Saúde indica que em quase 5,5 milhões de pessoas com o esquema vacinal completo, 16.671 foram infetadas.
Subsídio extraordinário de risco devido à pandemia só será pago em abril nas Forças ArmadasO Ministério da Defesa garante que "ninguém ficará prejudicado" pois "o pagamento será feito com retroativos a 1 de janeiro".
Governo quer aumentar consultas externas e cirurgias programadasMarta Temido espera alcançar estas metas com o estímulo à atividade assistencial, decorrente do mecanismo de incentivos criado em meados de 2020.