


AHRESP pede que seja avaliada a manutenção de restrições sanitárias
"Face à atual situação epidemiológica", a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal pede que se avalie "a continuidade do quadro de restrições sanitárias" para que seja possível "o funcionamento das empresas de restauração e similares e de alojamento turístico".

Prioridade do novo Governo deve ser "salvar as empresas"
Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal lembra ter recentemente enviado ao Governo e a todos os partidos políticos um conjunto de 20 propostas para ajudar a recuperar empresas.

Restrições levaram a cancelamento de reservas em mais de 80% dos estabelecimentos
Também no setor da restauração e bebidas 20% das empresas registaram quebras de faturação superiores a 50% em dezembro face ao mesmo mês de 2020.
!["Algumas alterações de horário que têm sido feitas [...] decorrem de questões internas de gestão de pessoal"](https://static.globalnoticias.pt/tsf/image.jpg?brand=TSF&type=generate&guid=25140060-72dc-4900-806c-e1cf5a25b1f9&w=320&h=180&t=20211224093213)
Mudança de hábitos e falta de trabalhadores leva restaurantes a manter horário reduzido
Os restaurantes e os consumidores acabaram por se adaptar às novas realidades, nomeadamente em termos de horário, espaço e opções de venda, como o 'take-away', uma realidade que veio para ficar.

AHRESP apela para que certificado digital seja suficiente no Natal e no Ano Novo
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal sublinha que "a manifesta escassez de testes, aliada à dificuldade com que as pessoas se têm deparado quando pretendem realizar os testes à Covid-19, vão levar ao afastamento dos clientes dos espaços onde os testes serão obrigatórios".

AHRESP pede medidas compensatórias face a suspensão de festejos de ano novo
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal lembra o "papel muito importante" que as comemorações de fim ano têm para o turismo, "em particular para a dinamização das atividades da restauração, similares e do alojamento turístico".

Lisboa vai abrir quatro centros de testagem junto de locais de animação noturna
Os centros de testagem estão localizados no Cais do Sodré, Largo de Camões, Príncipe Real e Santos e vão funcionar de quinta a domingo, das 20h00 às 02h00.

AHRESP avisa que eventuais novas restrições têm de "ter em conta" impacto na economia
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal considera que a decisão do Governo "deve ter como base uma análise realista e ter em conta as consequências para as atividades económicas".

Faltam mais de 40 mil trabalhadores nos setores da hotelaria e restauração
No caso da restauração e similares, registou-se uma quebra de 13,1% face ao terceiro trimestre de 2020 e perderam-se 12.600 postos de trabalho entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano.

Multas por desrespeito pela lei do tabaco renderam ao Estado 730 mil euros desde 2018
O Governo quer, agora, voltar a mexer na lei que regula o consumo de tabaco em espaços fechados, como restaurantes e bares.

AHRESP avisa que falta de mão-de-obra no setor pode ameaçar retoma
Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal salienta que o último inquérito ao setor revela que "32% das empresas de alojamento e 67% de restauração já sentiram necessidade de contratar novos colaboradores".

OE2022. AHRESP apresenta ao Governo e partidos 22 propostas "prioritárias"
Associação defende a aplicação temporária da taxa reduzida IVA a todo o serviço de alimentação e bebidas.

Governo não cede. É mesmo o fim do lay-off simplificado para bares e discotecas
Bares e discotecas vão voltar a funcionar a partir de outubro. Proprietários alegam que não têm condições para assegurar a despesa e defendem a continuidade do lay-off simplificado. O Executivo acena com o Apoio à Retoma Progressiva da atividade.

AHRESP defende manutenção do lay-off simplificado
A associação que representa os restaurantes e hotéis acredita que o lay-off simplificado "é uma das principais medidas que devem ser mantidas".

Hotelaria e restauração apontam redução da carga fiscal e do IVA como prioridades para o OE2022
A AHRESP aponta, em primeiro lugar, "a redução da carga fiscal", seguindo-se a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA a todo o serviço de alimentação e bebidas, "para reforçar a tesouraria das empresas, travar desemprego e encerramento de milhares de negócios, potenciando a sua recapitalização".

Mais de 80% das empresas de restauração sentem dificuldades na contratação
Dificuldade no recrutamento de profissionais para os setores da restauração e turismo "mantém-se como um dos obstáculos que pode pôr em risco a recuperação do turismo e da economia nacional".

Descida temporária do IVA pode evitar perda de "milhares de postos de trabalho"
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal acredita que a iniciativa pode "reforçar direta e universalmente a tesouraria das empresas e revitalizar uma das atividades económicas mais penalizadas pela situação pandémica".

AHRESP propõe plano com 10 medidas para compensar alojamento e restauração
Plano é apresentado como uma "derradeira tentativa para salvar os setores mais fustigados" pela crise pandémica.
