


Estados Unidos anunciam ter abatido dirigente da Al-Qaeda
Em causa está o guerrilheiro Abdul Hamid al-Matar, que terá morrido num ataque aéreo norte-americano realizado no noroeste da Síria.

Kamala Harris pede que EUA reforcem as suas alianças globais
Homenageando as vítimas dos atentados de 11 de setembro, Harris repetiu a mensagem que o Presidente Joe Biden divulgou na sexta-feira, afirmando que a unidade é a "maior força" do país.

George W. Bush pede luta contra terroristas internos e externos
Para o ex-Presidente dos Estados Unidos, os extremistas violentos domésticos e estrangeiros "são filhos do mesmo espírito infame".

Joe Biden participa em memoriais nos três locais dos ataques do 11 de setembro
Na cerimónia haverá a leitura de cada um dos 2977 nomes das vítimas dos ataques e de um anterior ataque terrorista - a 26 de fevereiro de 1993, ao World Trade Centre - onde morreram seis pessoas.

Al-Qaeda. "Não demorará muito a que volte a ter capacidade de ameaça ao Ocidente"
A organização terrorista responsável pelos ataques de 11 de setembro, a Al-Qaeda, está hoje mais descentralizada e mais próxima das comunidades locais, procurando reinventar-se perante a emergência do Estado Islâmico, concluem especialistas.

Taliban proclamam "independência total" após retirada das forças dos EUA
Após o anúncio dos EUA da retirada do seu último contingente militar, ao fim de 20 anos de guerra, um alto responsável dos taliban disse que foi feita história.

Último avião militar norte-americano abandona Cabul
Confirmação da retirada dos Estados Unidos do Afeganistão põe fim a 20 anos de guerra.

China e Rússia demarcam-se de aviso do Conselho de Segurança aos taliban sobre refugiados
Na resolução, o Conselho de Segurança da ONU afirma que "espera" que os taliban mantenham todos os seus "compromissos" no que diz respeito a uma partida "segura" e "ordeira" do Afeganistão de "afegãos e estrangeiros", depois da retirada das tropas dos EUA.

Conselho de Segurança da ONU quer levar à justiça autores de atentado em Cabul
Os 15 países que compõem o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas apelaram à comunidade internacional para identificarem os organizadores, financiadores e patrocinadores do atentado, para que possam ser julgados.

Paquistão surge como alternativa aérea e terrestre à retirada de Cabul
Um total de 22.400 pessoas já saiu do Afeganistão via Paquistão, 22.000 das quais estrangeiras.

Austrália retira mais 470 pessoas do Afeganistão
Mais de 800 pessoas foram já retiradas pela Austrália, a partir do aeroporto de Cabul, desde que a capital afegã foi tomada pelos rebeldes talibãs.

"Não se pode dar nem um euro a quem não respeita direitos das mulheres"
Ursula von der Leyen sublinhou que não há um reconhecimento político do novo regime afegão, admitindo, no entanto, contactos operacionais.

Fação da Al-Qaida no Iémen felicita taliban pela tomada do poder
O grupo argumenta que a vitória dos taliban no Afeganistão significa "que a 'jihad' [guerra santa] e o combate representam os meios legítimos e reais, com base na 'sharia' (lei islâmica)".

Uzbequistão prepara-se contra violação das fronteiras em diálogo com taliban
As autoridades do Uzbequistão anunciaram na segunda-feira que um avião militar afegão caiu em território uzbeque após ter "sobrevoado ilegalmente" a fronteira.

EUA disponibilizam 425 milhões de euros para ajudar refugiados afegãos
A Casa Branca comunicou que a Presidência norte-americana resolveu usar esse montante, disponível num fundo de emergência, para satisfazer as necessidades "inesperadas" e "urgentes" dos afegãos.

Filho de Ahmad Massoud apela à luta contra os taliban a partir de Panshir
O filho do comandante Massoud, herói da guerra contra os soviéticos (1979-1989) e mais tarde contra os taliban, apela "aos amigos estrangeiros" para ajudarem o país.

Lufthansa deixa de voar para o Afeganistão
O grupo de aviação deixar de operar no Afeganistão, mas quer ajudar a retirar os civis que se encontrem deslocados devido ao conflito.

Bandeira norte-americana retirada da embaixada de Cabul
O exército norte-americano assumiu o controlo do tráfego aéreo no aeroporto, "para permitir a partida segura do pessoal norte-americano e aliado no Afeganistão em voos civis e militares".
