


"A maior ameaça à democracia é a dos regimes autoritários"
Sociólogo e professor universitário, tornou-se conhecido do país através da política - foi ministro da Educação, da Cultura, da Defesa e dos Negócios Estrangeiros. Esteve nos governos de Guterres, Sócrates e de António Costa. Nos intervalos da governação, enquanto dirigente do PS, foi muitas vezes convocado para o trabalho político de "malhar na direita". Tem 65 anos e parece ter desistido do sonho de acabar a carreira pública na academia. É, agora, o Presidente da Assembleia da República.

Comissão Permanente da AR reúne-se esta quinta-feira para debate com primeiro-ministro
Em cima da mesa está o debate preparatório do Conselho Europeu, com o primeiro-ministro, e um debate político, com a ministra da Saúde, Marta Temido, requerido pelo PSD.

Já é oficial. Presidente da República decreta a dissolução do Parlamento
Marcelo Rebelo de Sousa anuncia que já assinou o decreto para a dissolução da Assembleia da República e marcação das legislativas antecipadas para 30 de janeiro.

Eleições antecipadas. "Questões partidárias são com os partidos, cada um faz por si"
Marcelo Rebelo de Sousa refere que "o Presidente da República coloca-se num plano que não tem a ver com o plano dos partidos".

Momento escolhido para votação de decreto sobre a eutanásia divide opiniões
Em causa está a proximidade com a dissolução da Assembleia da República.

Chumbo do OE2022. "Para o BE não é uma inevitabilidade que haja marcação de eleições"
O líder parlamentar do Bloco de Esquerda diz, no entanto, que Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa têm o desejo de ir a eleições.

Transportes, restauração, espetáculos. O que muda a partir de segunda-feira?
O certificado digital ou teste negativo continuam a ser obrigatórios para aceder ao interior dos restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, viagens por via aérea ou marítima, nos fins de semana e feriados.

PEV destaca maior "fosso" entre ricos e pobres e "fuga" ao escrutínio
José Luís Ferreira sustentou que o último ano foi "um período marcado pelo acentuar das desigualdades sociais, com o alargamento do fosso entre ricos e pobres".

Decisão do TC sem retroatividade mostra "um pouco de vergonha" do Governo
Jerónimo de Sousa salienta que, "no meio deste alarido todo, no concreto, o Governo agigantou o impacto" nas contas públicas "das medidas que resultam" da aprovação destes apoios na Assembleia da República.

"Não há nenhum conflito com o Presidente." Costa explica envio de diplomas para o TC
Primeiro-ministro reconhece "esforço apreciável" de Marcelo, mas considera que "não resolveu problemas práticos".
