


APEFE lamenta que lotação de espetáculos a 75% seja só para lugares sentados
A DGS divulgou esta quinta-feira uma atualização da orientação relativa à utilização de equipamentos culturais, cuja maior alteração se prende com a lotação.

DGS atualiza orientação para equipamentos culturais quase sem alterações
A revisão da norma passa também a prever que "a lotação fixa do recinto, quando o mesmo não tenha lugares individuais sentados, deve ser objeto de determinação conjunta entre a entidade licenciadora da lotação, a Autoridade de Saúde territorialmente competente e as Forças de Segurança -- PSP ou GNR do território".

Com o setor quase parado, promotores de espetáculos acusam DGS de "fundamentalismo"
A TSF já perguntou à DGS se está para breve a norma sobre as salas de espetáculos, mas a entidade limita-se a responder que a orientação atualmente em vigor será revista para ficar de acordo com a lei aprovada no último Conselho de Ministros.

Festival Paredes de Coura anuncia primeiros nomes para 2022
Festival minhoto cumprirá a 28.ª edição de 16 a 20 de agosto de 2022, junto à praia fluvial do Taboão, contando com mais um dia "especialmente dedicado à música portuguesa".

Promotores querem fim da obrigatoriedade de lugares sentados em espetáculos
O Governo decidiu que os espetáculos culturais vão passar a poder ter uma lotação de 75% nos recintos onde se realizam, quando até aqui era 66%.

Teste ou certificado digital para assistir a eventos só foram pedidos "em casos pontuais"
O setor esteve praticamente parado e foram muito pontuais os casos em que foi necessário realizar teste à Covid-19 ou apresentar o certificado de vacinação.

"Decisão mais sensata a tomar." Festival Paredes de Coura adiado para 2022
O festival regressa entre os dias 17 e 20 de agosto de 2022.

O certificado verde grátis, economia a crescer e um um tiki taka viral. Os destaques da manhã TSF
Na manhã da TSF, foi ainda destaque a alteração de regras da DGS, que determinou a testagem em eventos familiares com mais de dez pessoas. Tem ainda para ler atualizações sobre o caso do recrutamento da TAP em Madrid e de uma operação policial em Loures, que resultou em 12 detidos.

DGS ditou a "morte para a Cultura" porque "o público não vai pagar um teste para ver um espetáculo"
A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos vê com incredulidade e incompreensão a norma que obriga à realização de testes o público de um espetáculo com 500 pessoas em espaço fechado, ou mil ao ar livre.

DGS quer testes em aniversários, casamentos ou batizados com mais de 10 pessoas
Para eventos culturais e desportivos devem ser feitos testes quando há mais de 1000 espetadores ao ar livre e 500 em espaços fechados.
