Urgências "à porta fechada"? Profissionais defendem acesso só para doentes referenciadosAlguns hospitais têm registado picos de afluência, com quase metade dos casos a serem identificados como "falsas urgências". Profissionais de saúde defendem que o acesso ao serviço deve ser limitado apenas aos casos realmente urgentes.
Médicos de família pedem revisão urgente da organização do combate à pandemiaOs médicos de família defendem que se elimine a necessidade de presença física de um médico de família nos centros de vacinação.
Enfermeiros dos centros de vacinação não estão a ser substituídos nos centros de saúdeBastonária assinala que há três mil enfermeiros prontos a entrar no mercado de trabalho e que podem responder às necessidades dos cuidados de saúde primários.
"Não podemos vacinar mais do que estamos a vacinar." Principal problema é falta de vacinasO coordenador da task force para a vacinação garante que, excluindo a falta de vacinas, o processo está a correr muito bem. Portugal já deu 1,5 milhões dos 1,8 milhões de vacinas que recebeu.
Falta de vacinas, dificuldades na marcação, um só dia para vacinar. "Tarefa árdua" vai piorar na 2.ª doseA Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar não esconde que tem sido difícil o processo de vacinação e que há vários fatores a atrasá-lo.
Profissionais de saúde pedem "orientação nacional" para utentes que recusem vacina da AstraZenecaPresidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar pede que as orientações escritas que existem sejam clarificadas para que os utentes tomem uma decisão consciente.