"Rússia sem capacidade para invadir Ucrânia", normas sobre máscaras e isolamento atualizadas em breve e outros destaques TSFO general Pinto Ramalho considera, em declarações à TSF, que 150 mil homens são insuficientes para ocupar um país de 40 milhões de habitantes.
Redução de 11% no sal e açúcar dos alimentos em três anosA redução foi, no total, de 25,6 toneladas de sal e 6256,1 toneladas de açúcar. Os refrigerantes, o leite achocolatado e os iogurtes - "já atingiram a meta de redução definida para o ano de 2022" para o açúcar e os cereais de pequeno-almoço e pizzas conseguiram o mesmo para o teor de sal.
Empresas de distribuição pedem que isolamento de assintomáticos seja encurtadoAbsentismo no setor do retalho ronda os 10% e as empresas de distribuição temem ter problemas a curto prazo.
"Perturbações" com "impacto adverso". Governo cria grupo para acompanhar abastecimento alimentarA este grupo são atribuídas as missões de avaliar e acompanhar as condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho cujas dinâmicas de mercado sejam influenciadas pelo contexto global, designadamente ao nível dos 'stocks' de matérias-primas.
Empresas de distribuição insistem na redução da carga fiscal para empresas e consumidoresA APED considera que devem ser contempladas na proposta de OE2022 estão apoios às empresas, "com incentivos à formação e à requalificação dos recursos humanos".
APED defende venda dos autotestes nos super e hipermercadosGonçalo Lobo Xavier argumenta que a função do retalho alimentar "é vender produtos essenciais", e lembra o seu papel na venda de equipamentos de proteção individual durante a pandemia, como máscaras e álcool gel.
APED defende que aumentar o rácio de clientes em loja pode ser medida "decisiva"Lojas até 200 m2 com porta para a rua reabrem na segunda-feira para atendimento presencial de até cinco pessoas por 100 metros quadrados.
Vendas do retalho alimentar e especializado caem 1,5% em 2020O retalho alimentar registou um aumento de vendas 8,1% no ano passado, face a 2019, para 15.621 milhões de euros, enquanto o retalho especializado caiu quase 18%.
Aumento dos preços dos bens essenciais só abrandou no final de 2020Entre abril e novembro de 2020, os preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas foram aumentando mais de 2% face aos respetivos meses do ano anterior.