Imigrantes dizem que são "tratados como lixo" e denunciam injustiças no SEF Concentrados numa manifestação, os imigrantes defendem que a atribuição de autorização de residência seja feita por ordem cronológica e que o processo seja automatizado a partir do momento em que o SEF dá luz verde à receção dos documentos.
Imigrantes manifestam-se em Lisboa e Porto para exigir imediata legalizaçãoOs organizadores justificam a manifestação com "a atual situação de milhares de imigrantes que são vítimas da aleatoriedade da plataforma eletrónica Sistema Automático de Pré-Agendamento" do portal do SEF.
Pandemia deixa dezenas de bebés por registar em Portugal: "É perigoso, mesmo a nível de tráfico"O alerta soou no Hospital de Faro. Vários bebés, nascidos durante a pandemia, não foram registados pelos pais. São, sobretudo, filhos de imigrantes, a quem se perdeu o rasto, com o encerramento do balcão "Nascer Cidadão".
Cabrita reconhece que há "apropriação ilegítima" dos agendamentos no SEFInvestigações do Ministério Público não encontraram crimes, mas identificaram "práticas erróneas sobretudo de alguns escritórios de advogado".
Há 220.000 imigrantes com situação provisoriamente regularizada em PortugalDevido à pandemia, 223 mil imigrantes estão "temporariamente em situação regular" no país até "à decisão administrativa definitiva do respetivo processo". O presidente da Associação Solidariedade Imigrante, Timóteo Macedo, afirmou que esta medida aumenta a precariedade laboral e de habitação.
Associação de imigrantes denuncia "máfias" que vendem agendamentos no SEFA Associação Solidariedade Imigrante denuncia que os imigrantes estão "a ser explorados" ao serem-lhes cobradas "centenas de euros por um agendamento". A 26 de maio foram abertas 3600 vagas para imigrantes, que "esgotaram em pouco mais de meia hora".