


BE acusa Moedas de colocar gratuitidade dos transportes públicos na gaveta
Líder do Bloco de Esquerda afirma que, 15 reuniões de câmara depois, o presidente da Câmara de Lisboa ainda não quis discutir a medida.

BE contra Portugal na NATO e envio de tropas portuguesas para a Ucrânia
A coordenadora do Bloco de Esquerda declarou esperar que "Portugal não colabore na escalada de tensões entre a Rússia e a Ucrânia".

Livre faz balanço positivo de reunião com Costa e defende encontros "plurais e constantes"
Pedro Mendonça insistiu na necessidade de convergência à esquerda, ideia defendida pelo partido durante a campanha eleitoral para as legislativas antecipadas, advogando que estas reuniões devem ser "plurais e constantes".

Proposta do BE e do PCP. Governo pode adiar mas não deixa cair englobamento das mais-valias no IRS
O englobamento das mais-valias no IRS, proposto pelo Bloco e pelo PCP, pode ser adiado. O PS justifica o possível adiamento com o calendário para aprovação do Orçamento. O PCP já reagiu dizendo que mais importante do que os 'timings' é que a medida seja de facto aplicada. O Bloco de Esquerda apelida este atraso de "manobra tática".

Mário Tomé critica estender de mão do BE ao PS para acordos e pede balanço sério
Mário Tomé defendeu que esta derrota "muito pesada" não pode significar continuar na mesma linha, exigindo uma "mudança efetiva" na linha política que está a ser seguida.

Maiorias absolutas são "permeáveis ao poder económico". Catarina Martins garante cumprir mandato
Líder bloquista assinala que as questões do trabalho, saúde e clima serão centrais na luta do partido e alerta que o país não tem boa memória da última maioria absoluta.

Ex-deputado do BE Pedro Soares defende nova estratégia para o partido
Antigo deputado afirma que, neste momento, a prioridade não é pedir a demissão a Catarina Martins.

"Obviamente, demita-se!" Boaventura de Sousa Santos deixa recado a Catarina Martins
Boaventura de Sousa Santos pede uma nova liderança para o Bloco de Esquerda. O sociólogo assume-se eleitor do partido, e, perante os resultados das legislativas, dirige um recado a Catarina Martins: "Obviamente, demita-se!" Entrevistado na Manhã TSF, o professor universitário reconhece que "os políticos também se enganam, porque são humanos".

Carlos Brito defende "profundo reexame" do papel e resultado do PCP
Histórico do partido pede que seja discutida a "convergência entre a esquerda e o centro-esquerda" e assinala que convergir não tem de ser apoiar.

Da incerteza à certeza absoluta
Vou começar por uma confissão. Ao final da tarde de ontem tinha um título provisório para este artigo: Incerteza pós-eleitoral. Estava totalmente enganado. Estávamos todos possivelmente. Dos inúmeros cenários pós-eleitorais que li no dia de ontem nenhum antecipava uma maioria absoluta do Partido Socialista.

As faces de vencedores e derrotados das legislativas. Veja as imagens que ficam para a história
O Partido Socialista conquistou a maioria absoluta pela segunda vez, com 117 deputados. Já o PSD ficou em segundo lugar, com Rio a admitir que os resultados ficaram "substancialmente abaixo" das expectativas.

"Em democracia ninguém está dispensado de vir votar para contribuir para as soluções do país"
Catarina Martins já votou em Vila Nova de Gaia, na secção de voto 17 da Escola Secundária Almeida Garrett. Após o exercício do direito ao voto, apelou a que todos os portugueses votem, porque, "nos momentos difíceis, a democracia responde aos problemas do país".

Rui Tavares quer mais do que "esquerda que só reage em vez de propor modelos de futuro"
O candidato e fundador do Livre também não quer "uma direita a propor ou austeridade, ou privatizações".

"Que grande volta deu o PS nesta campanha", afirma Catarina Martins
A coordenadora do Bloco de Esquerda mostra-se "orgulhosa do Bloco", não só pela campanha, mas também pelos debates, recordando que andou perto das pessoas na volta pelo país da caravana bloquista e não "cercada por fiéis".

"Se houver uma maioria à esquerda, o Governo será à esquerda"
A líder do Bloco de Esquerda defende que a força do partido vai desempatar o resultado das eleições, não permitindo um Governo liderado pelo PSD.

Costa rejeita parceiros da geringonça? Acordos dependerão "dos votos que a esquerda tiver"
Catarina Martins insiste na vantagem de das eleições legislativas sair um Bloco de Esquerda consagrado como a terceira força política. No Fórum TSF, a líder do Bloco foi questionada sobre o resultado da sondagem divulgada pela TSF, que indica que o Bloco ficará em quarto lugar nas eleições, logo atrás do chega. Catarina Martins respondeu que a função que lhe cabe é apresentar propostas e soluções, não comentar sondagens.

PS aceita falar com todos? BE só entra em "conversas à esquerda"
Catarina Martins pressiona o PS e sublinha que Costa não pode contar com o BE para falar com partidos à direita. Numa entrevista conduzida por Fernando Alves, a coordenadora do Bloco volta a ser taxativa quanto à necessidade de um acordo celebrado à esquerda.

Pela primeira vez, PSD ultrapassa PS. Chega em terceiro e Livre no radar
Na sondagem da Aximage para TSF, JN e DN, o PSD reúne mais intenções de voto do que o PS, embora os valores estejam quase empatados. Os inquiridos ainda acreditam numa vitória socialista, mas a hipótese de uma coligação de direita ganha força.
