


Negócios da Ongoing seguiram "boas práticas bancárias", diz Nuno Vasconcellos
Antigo líder da Ongoing contesta as conclusões do relatório da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

Novo Banco. Relatório final da comissão de inquérito aprovado com voto contra do PS
Relatório final da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução foi aprovado com os votos a favor dos deputados do PSD, BE, PCP, PAN e IL.

Vítor Fernandes diz que desconhecia relação entre Vieira e José António dos Santos
Luís Filipe Vieira deixou de ser detentor de 50% do capital da OATA SGPS, mas continuou a tomar todas as decisões relativas aos negócios.

Novo Banco. Relator disponível para integrar propostas de alteração dos partidos
A Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução começou esta segunda-feira a discussão e votação do relatório final.

PCP votará contra relatório do Novo Banco que isente governos do PSD/CDS e do PS
Deputado comunista Duarte Alves apresentou as linhas gerais das 16 propostas de alteração do PCP à versão preliminar do relatório final.

Novo Banco? "A Caixa deseja é que este processo acabe"
Na última audição da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco, Paulo Macedo afirmou que, olhando para o retrovisor, não se pode concluir senão que o Mecanismo de Capital Contingente falhou os objetivos com os quais foi criado.

Antigo presidente diz que CMVM não podia impedir aumento de capital no BES
Carlos Tavares refere que a recapitalização do banco era "absolutamente necessária" e que o mesmo "cumpriu todos os requisitos".

Novo Banco: gestão tem contribuído para reduzir chamadas de capital
António Ramalho realça ainda que "o Fundo de Resolução contribuiu com 78% das perdas verificadas, mas que os restantes 22% foram suportados pelo próprio banco".

"A posteriori somos todos videntes"
Antigo governador do Banco de Portugal considerou que a atuação em relação ao BES foi a "adequada à situação".

Constâncio afirma que BdP usou "persuasão moral" em 2009 face à exposição ao GES
O antigo governador do Banco de Portugal disse que o supervisor atuou em 2009 face à exposição da 'holding' financeira do GES à parte não financeira, usando "persuasão moral".

Ex-sócio de Vasconcellos fez denúncia na PGR por desvio de ativos
Sobre o conteúdo da denúncia, Rafael Mora disse que na audição parlamentar a Nuno Vasconcellos, Mariana Mortágua "pôs o dedo na ferida" ao referir a Affera.

Novo Banco "não é o campeão em todas as desvalorizações"
Presidente da CMVM revelou que "há operações em que há outros bancos, o caso do BCP, por exemplo, que tem desvalorizações mais relevantes do que aquelas que foram feitas pelo Novo Banco".

Documento da CMVM sobre resolução do BES adia audição de Carlos Tavares
Atual presidente da CMVM classificou o texto não como um "relatório" nem "autoavaliação", mas como um "documento que é um repositório de informação sobre factos, sem qualquer análise crítica nem julgamental".

CGD e BCP emprestam até 131 milhões de euros cada ao Fundo de Resolução
O ministro das Finanças disse que os montantes "têm a ver com a importância relativa dos bancos para o Fundo de Resolução".

"Esperemos que não haja mais chamadas de capital" do Novo Banco
Ministro das Finanças assinala que também o Banco de Portugal tem a expectativa de que não existam mais chamadas.

Empréstimo da banca ao Fundo de Resolução não tem "qualquer garantia pública"
Ministro das Finanças realça que o recurso à banca permite evitar a necessidade de "emissões de dívida pública" durante a pandemia.

Imparidades do Novo Banco foram baseadas em "factos objetivos"
Presidente da Comissão de Acompanhamento do banco está a ser ouvido na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

Novo Banco. Rui Pinto realça "significado político" do chumbo da audição e ataca PS
Na votação, os deputados do PSD, BE, PCP e PAN votaram a favor, João Cotrim de Figueiredo absteve-se e PS e CDS-PP votaram contra.
