Observatório da Violência Doméstica tem quatro anos, mas impacto prático poderá ser sentido só "daqui a uns anos"O conselho Superior da Magistratura criou em 2018 o Observatório Judicial da Violência de Género e Doméstica, que pretende auxiliar a formação dos juízes. Quatro anos volvidos, a juíza-secretária Ana Chambel diz que as ações de formação dos magistrados já são muito influenciadas pelas recomendações desse grupo de trabalho. No entanto, admite que só "daqui a uns anos talvez" vai ser possível perceber se as formações "têm algum impacto real e prático".
Linhas de informação às vítimas de violência doméstica receberam 1696 pedidos de ajuda em pandemiaOs números neste período de pandemia "refletem a dificuldade do momento" e revelam, nalguns casos, "episódios de maior severidade na agressão, até pela continuidade da presença constante e pelo maior controlo".
Presidência portuguesa da UE. Reunião de alto nível debate hoje Convenção de IstambulA presidência portuguesa convidou políticos, académicos, especialistas e ativistas a fazerem "o estado da arte" da Convenção, tais como a ministra da Presidência, a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, a comissária europeia para a Igualdade, Helena Dalli, e representantes do Conselho da Europa, do Parlamento Europeu.