Existe risco "muito raro" de miocardite e pericardite após a vacinação, admite EMAAté uma em cada dez mil pessoas vacinadas pode ser afetada por estas condições inflamatórias do coração, que apresentam sintomas como falta de ar, batimentos cardíacos irregulares e dores no peito.
Registadas mais de 14 mil suspeitas de reações adversas às vacinas em PortugalPor cada mil doses administradas foram comunicadas uma reação adversa no caso das vacinas da Pfizer (Comirnaty), Moderna e Jansen, enquanto no caso da caso da AstraZeneca (Vaxzevria) o valor passa para duas.
Vacinas da Pfizer e da Moderna podem estar associadas a raras inflamações cardíacasForam estudados 145 casos de miocardite e 138 casos de pericardite, após inoculação com a vacina da Pfizer, e encontrados apenas 19 casos de cada inflamação, dos vacinados com a Moderna.
Portugal alerta que decisões individuais sobre a AstraZeneca "afetam todos"Marta Temido dá conta de que a decisão da EMA sobre a vacina é "técnica" e os países devem continuar a seguir a informação disponibilizada pela agência europeia.
Combate à desinformação sobre vacinas. Temido defende posição conjunta da UEA ministra da Saúde afirma também que "é preciso reforçar a confiança na eficácia das vacinas contra a Covid-19".