


Rangel "não é líder". Se ganhar "quem vai mandar é o passismo sem Passos"
Esta manhã, Fernando Alves conversou com Ângelo Correia, antigo ministro da Administração Interna e coordenador do Conselho Estratégico Nacional do PSD para a Defesa Nacional. Para o social-democrata, o eurodeputado não tem qualidades de líder, e foi empurrado pelo movimento do passismo, que quer liderar na sombra. "Todo o passismo está em volta de Rangel", atira.

Rio alerta que "andar aos gritos a dizer mal dos outros não é receita para um bom PM"
Rui Rio considerou que o partido está num nível de preparação "muito razoável" para as legislativas de janeiro, realçando que é também "importante a forma como se faz a campanha".

Rio assegura que não nomeará boys ou girls para a administração pública
O líder social-democrata apontou para o tempo em que esteve à frente da Câmara do Porto, salientando que se nomeasse "um diretor que é um inapto" depois sobraria para si próprio ou para um vereador.

"Eleição importante é a 30 de janeiro." Rio quer PSD preparado para governar
O líder social-democrata desvaloriza as eleições internas onde concorre com Paulo Rangel. Sem responder ao adversário, Rio defende "rigor contra facilitismo" como mote para governação.

Rio considera que Rangel "não está preparado" para ser primeiro-ministro
Rui Rio considerou que "mal seria" se ele próprio não estivesse preparado para ser primeiro-ministro ao fim de quatro anos de liderança.

Rio quer participação popular alargada para transformar PSD "por dentro"
Líder social-democrata defendeu um modelo que preconiza "aumentar a participação política dos portugueses", militantes do PSD ou independentes.

Passos acusa esquerda de "desqualificar" SNS e defende reforma urgente na saúde
Antigo chefe de Governo alerta que há reformas que devem ser feitas, mesmo que "em confronto".

Dirigente do PSD acusa Governo de criar "serviço nacional de informação"
A polémica sobre Pedro Adão e Silva também foi tema deste primeiro dia das Jornadas Parlamentares do PSD, com Manuel Teixeira, vogal da Comissão Política Nacional, a compará-lo a António Ferro, político do Estado Novo que dirigiu o Secretariado de Propaganda Nacional.

Votar contra reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande"
Para Rui Rio esta é uma "questão de coerência", sob pena de amanhã ser o PSD a tentar fazer uma reforma e o PS a votar contra porque foi apresentada pelos sociais-democratas.

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas
Propostas do Governo alteram a Lei de Defesa Nacional e a Lei Orgânica das Forças Armadas, que centralizam competências no chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

PSD mantém crítica de "menorização das empresas" na distribuição de verbas
Adão Silva manifestou a preocupação de que a presidência portuguesa da União Europeia possa terminar sem que o país utilize "um cêntimo" do Plano de Recuperação e Resiliência.

PSD avança com reforma própria das Forças Armadas com seis objetivos e retoques constitucionais
O Conselho Estratégico Nacional defende que a noção de "ameaça externa" (estabelecida na revisão constitucional de 1982) é considerada "anacrónica", por exemplo devido às novas realidades como ataques cibernéticos, que são "globais".

Ângelo Correia defende que conceito de Defesa Nacional no PS e no PSD "é o mesmo"
Ângelo Correia considera que "quanto aos diplomas que aí vêm, eles tocam apenas uma questão que é o problema da organização, a reorganização e reforço de uma ideia de reforma" das Forças Armadas, mas que o conceito da Defesa nacional é comum ao PS e ao PSD.
