


Cruz Vermelha Internacional vai cortar 1500 postos de trabalho
Organização fechou o ano com um défice de 141 milhões de euros e quer agora poupar 433 milhões com a redução do número de trabalhadores e o encerramento de 20 gabinetes.

Denúncia de maus-tratos a imigrantes indianos investigada em Vinhais
Guarda Nacional Republicana adianta que estão em causa questões ligadas ao "alojamento, alimentação, falta de pagamento de remunerações e eventualmente maus-tratos físicos".

Trinta migrantes transportados pelas autoridades para o porto de Granada
São todos homens maiores de idade e tinham partido de dois pontos diferentes do Norte de Marrocos.

Reportagem TSF. Cruz Vermelha pede corredores humanitários em Kherson
Nadia, uma mulher de 35 anos, para o carro junto ao primeiro posto de controlo das forças ucranianas, na estrada que liga Kherson a Bashtanka, Viaja com os dois filhos, de 9 e 14 anos. Parece desorientada, pede-nos ajuda para chegar até Odessa. A fita branca que traz pendurada no retrovisor do carro deixa perceber a origem: Kherson, a cidade mais a sul ocupada pelo exército de Moscovo. As autoridades russas obrigam os civis da cidade a utilizar uma fita nos carros e no braço, tal como os soldados russos, o que transforma os civis em potenciais alvos.

"Poder de escolha." Apoio alimentar em cartão pode ser alargado
A Cruz Vermelha está a estudar o alargamento do programa de ajuda alimentar Cartão Dá CVP. O projecto único em Portugal já chegou a cerca de 3100 pessoas.

"Dispararam todo o tipo de artilharia sobre nós. Não sei como fazer, mas não podemos ficar aqui"
"Fizeram uma 'limpeza' e mataram os militares russos que ainda tinham sobrevivido. Penso que foram cerca de 300 soldados russos." Ludmila, uma mulher com cerca de 60 anos relata, nervosa, que depois da vitória na batalha de Kyselivka, uma aldeia localizada a 50 quilómetros a leste de Mykolaiv, as tropas ucranianas passaram a zona a "pente fino".

Equipa da Cruz Vermelha libertada pela polícia perto de Mariupol
Segundo a Cruz Vermelha, este incidente com as autoridades ucranianas demonstra a "volatilidade e a complexidade" da operação de auxílio.

Zelensky avisa que minas mantêm Kiev insegura após retirada russa
O Presidente ucraniano diz que "ainda não é possível voltar à vida normal".

Governo ucraniano anuncia sete corredores humanitários para este sábado
Corredores vão estar abertos em várias cidades ao longo do território ucraniano.

Autarca de Dnipro diz que invasão russa mostra "inoperância" do sistema de direito internacional
Governante ucraniano afirma que guerra provou "a inutilidade da ONU, da OSCE e da burocracia mundial que tem gasto milhares de milhões de dólares ao longo dos anos".

Russos atingem armazém da Cruz Vermelha em Mariupol
Local onde a organização armazenava ajuda humanitária já não tinha pessoal e está fora de operação.

Rússia bombardeia Chernigiv apesar das promessas, o ciberataque à Sonae e outros destaques TSF
Negociadores de Moscovo tinham anunciado uma diminuição "radical" da atividade militar em torno da cidade.

Cruz Vermelha pede respeito do direito internacional para fuga de civis na Ucrânia
A organização lembra que a Ucrânia e a Rússia têm "obrigações legais ao abrigo do direito humanitário internacional" e devem "dar uma passagem segura" aos civis.

Reportagem em Zaporizhzhya. Hospital salvou 399 dos 400 feridos de guerra que recebeu
O hospital Militar de Zaporizhzhya é o hospital da linha da frente que recebe os feridos de guerra vindos dos territórios ocupados a sul. Chegam pacientes das grandes cidades como Mariupol, Berdyansk, Melitipol, assim como de outras menores como Polohy e Tokmak, onde também o rasto de destruição é atroz. "Todos os feridos passam por aqui", afirma o diretor do hospital Viktor Pysanko. "Desde 24 de fevereiro já recebemos 400, apenas uma pessoa não conseguimos salvar."

Reportagem TSF na Ucrânia. O som pesado e duro do silêncio
Odessa, Ucrânia.

Reportagem na Polónia. Dezoito milhões de ucranianos vão precisar de assistência humanitária
A previsão é da Federação Internacional da Cruz Vermelha, a maior rede humanitária do mundo. "As pessoas necessitam urgentemente de ajuda humanitária", alerta Georgia Trismpioti, da IFRC, em entrevista à TSF.

Cruz Vermelha estima que 18 milhões de ucranianos vão precisar de ajuda humanitária
A previsão é da Federação Internacional da Cruz Vermelha, a maior rede humanitária do mundo. "As pessoas necessitam urgentemente de ajuda humanitária", alerta Georgia Trismpioti, da IFRC, em entrevista à TSF.

Rússia faz ultimato para que as forças ucranianas abandonem Mariupol
O chefe do centro de controlo da Defesa Nacional Russa informou que todos os elementos do exército ucraniano poderão abandonar a cidade entre as 10h00 e as 12h00.
